Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Aprimoramentos na Metodologia de Superfície de Aversão ao Risco (SAR) para o Problema de Planejamento de Médio/Longo Prazo da Operação de Sistemas Hidrotérmicos

Cesar Luis Vilasbôa de Vasconcellos

Março/2016

Orientadores:  Carmen Lucia Tancredo Borges
André Luiz Diniz Souto Lima
Programa: Engenharia Elétrica

      O planejamento da operação de sistemas hidrotérmicos de geração de energia elétrica tem como objetivo definir metas de geração térmica e hidráulica para as diversas usinas do sistema tendo em vista as condições operativas e restrições elétricas do sistema. O atendimento às cargas do sistema deve ser realizado atendendo critérios de minimização de custo e segurança no fornecimento. Para aumentar a segurança no fornecimento de energia, em 2013 foram internalizadas no modelo de planejamento da operação hidrotérmica de médio/longo prazo duas metodologias para aversão a risco, o Conditional Value at Risk (CVaR) e a Superfície de aversão a risco (SAR). Esta última metodologia apresentou duas desvantagens: o elevado tempo computacional e a perda de intuição do valor a ser utilizado na penalização pelo não atendimento a essas restrições, devido ao efeito acumulativo de sua violação em períodos consecutivos. Este trabalho tem como objetivo propor dois aprimoramentos na metodologia SAR: a construção a priori das restrições da SAR utilizando técnicas de processamento paralelo, para reduzir o tempo computacional, e uma nova formulação para a penalização pelo não atendimento a essas restrições, que evita o acúmulo de penalidades e garante um caráter intuitivo para escolha do valor a ser utilizado. Resultados são apresentados para estudos de caso reais com o programa mensal da operação (PMO) do sistema brasileiro.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma