I N F O R M A Ç Õ E S   G E R A I S


 


Programa de Engenharia Elétrica
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Índice

Introdução

Objetivos

Desde a sua formação em 1966, com a colaboração de professores vindos de França, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos da América, o Programa de Engenharia Elétrica (PEE) da COPPE/UFRJ tem se aprimorado nas diversas áreas da Engenharia Elétrica. Desde então, o corpo docente do PEE vem sendo consolidado de modo a refletir as tendências das melhores universidades do mundo. De seus quarenta e quatro professores permanentes, trinta e três concluíram doutorado no exterior nas principais universidades de países com tradição em pesquisa na área (nove na França, sete na Inglaterra, seis nos Estados Unidos da América, cinco no Canadá, três na Alemanha, dois no Japão e 1 em Portugal). Os titulados no Brasil também foram e são incentivados a adquirir maior experiência internacional, através de estágios de pós-doutoramento (20 docentes fizeram estágio pós-doutoral no exterior). Essa diversidade de experiências atribui ao PEE uma característica diferenciada em suas áreas de atuação e em termos da interação com a comunidade internacional.

Corpo docente

Coerente com a influência de suas origens, o atual corpo docente do PEE, formado por alguns dos nomes mais conhecidos e reconhecidos no Brasil e no exterior, tem conseguido superar desafios e atingir seus objetivos principais, que são a excelência na formação de pessoal e no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas de interesse do Brasil. Do corpo docente do PEE, 77% recebem bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq, 57% são classificados como Nível I e 18% como Nível IA. No momento, 7 professores detêm projetos de pesquisa com a FAPERJ na categoria de Cientistas do Nosso Estado e 3 na categoria de Cientistas Jovens do Nosso Estado. Estes editais premiam os cientistas que mais se destacaram no Estado. O corpo docente do PEE conta com quatro fellows do IEEE, dois professores eméritos da UFRJ, dois membros da Academia Brasileira de Ciências e cinco membros da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Publicações

Uma das qualidades do PEE da COPPE/UFRJ é a priorização do qualitativo sobre o quantitativo nas publicações do programa. Os 52 artigos publicados pelos seus docentes em periódicos (44 internacionais e 8 nacionais) ao longo de 2009 priorizaram veículos de fator de impacto elevado; destacam-se os 16 trabalhos divulgados por Transactions do IEEE, que estão entre os veículos de comunicação mais seletivos para a comunidade de Engenharia Elétrica. Recentemente, uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado receberam prêmios nacionais, respectivamente da Capes (2007) e do Ministério da Defesa (2008).

Projetos e Financiamentos

Além de ter reconhecidos seus esforços na forma de prêmios e honrarias recebidos por seus professores e alunos, o PEE também se orgulha de participar do desenvolvimento da indústria nacional na forma de inúmeros projetos de consultoria desenvolvidos por seus corpos docente e discente. Outra característica marcante do PEE tem sido a conquista, em concorrências nacionais e internacionais, de verbas para ensino, pesquisa e desenvolvimento associadas a Programas como PRONEX, CT-PETRO, CT-INFRA, CT-ENERG, e órgãos como CNPq (Institutos Nacionais, Editais Universais etc.), CAPES, DECIT (Ministério da Saúde), FAPERJ (Programas Primeiros Projetos, Cientista Jovem do Nosso Estado etc.) e Finep. O reconhecimento por parte do setor empresarial e industrial é também marca de qualidade e excelência, e indica que o PEE tem trazido o estado-da-arte em engenharia elétrica para a indústria nacional. Uma medida deste reconhecimento está no montante de recursos recebidos da iniciativa privada e de fundos setoriais ao longo dos últimos anos (cerca de cinco milhões de reais por ano captados junto a empresas, tais como Furnas, Eletronorte, ONS, FUCAPI, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, NOVATRANS Energia S/A, Cepel, Petrobrás e HP-Brasil). No que tange ao financiamento captado no exterior, houve aporte de recursos provenientes da União Europeia, da Fogarty Foundation, da ONG TB-Union / USAID, da Fundação Carolina (Espanha) e do CERN, além de empresas como Analog Devices e FinScore (Suíça).

A participação discente nos vários projetos de pesquisa e desenvolvimento de cunho tecnológico oferece aos alunos envolvidos a oportunidade de experimentar e aprender com a aplicação da ciência na solução de problemas práticos.

Formação de Pessoal

Nestes quarenta e quatro anos, o PEE formou 976 mestres e 229 doutores, e tem dedicado atenção especial à divulgação em veículos de circulação internacional dos trabalhos realizados em decorrência das teses defendidas (disponíveis na íntegra através do sítio http://www.pee.ufrj.br/teses, com exceção dos casos que envolvem sigilo). A participação dos docentes do PEE nos cursos de graduação é bastante valorizada e incentivada, a ponto de seus docentes colaborarem ativamente hoje em dia com quatro cursos de graduação em engenharia da UFRJ.

Há também forte interação do PEE com outros programas de pós-graduação da UFRJ e de outras instituições de ensino superior no país. Projetos de pesquisa conjuntos resultam na orientação conjunta de trabalhos de conclusão de pós-graduação. Por vezes, o PEE também atua como suporte para auxiliar na disseminação da pós-graduação no Brasil: são exemplos o programa de doutorado interinstitucional (DINTER) iniciado em 2009 com o CEFET de Leopoldina (MG) e o de mestrado (MINTER) com a Universidade Federal de Sergipe, aprovado em 2009 para iniciar-se em 2010. Outros programas a serem propostos neste mesmo modelo podem vir a se concretizar. A atuação do PEE é enriquecida e complementada pela cooperação com centros de excelência de diversas partes do mundo, envolvendo desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto, estágios de doutorandos (sanduíche) e participação em cursos no exterior.

Principais Diretrizes

As diretrizes do PEE apontam para: manutenção da qualidade acadêmica; aumento nos indicadores de produção intelectual, privilegiando veículos com alto fator de impacto na comunidade científica; formação de pessoal com capacidade de liderança em pesquisa e em desenvolvimento nos setores elétrico, eletrônico e de telecomunicações e seus desdobramentos para outras áreas do conhecimento; provimento de excelentes condições de trabalho para o seu corpo docente, discente e de funcionários; e interação com empresas brasileiras e estrangeiras. Essa interação se faz não somente através da realização de projetos em parceria com empresas privadas e estatais, mas também através da capacitação de engenheiros atuando no mercado de trabalho. A transferência de inovações tecnológicas ao setor produtivo também tem sido incentivada. Um importante resultado desse apoio é a formação de empresas de base tecnológica (spin-offs). Nesse sentido, o patenteamento dos resultados de projetos de pesquisa também é considerado importante.

Organização Acadêmica

A estrutura acadêmica do PEE é baseada em 5 áreas de conhecimento: Eletrônica; Inteligência Computacional; Controle, Automação e Robótica; Sistemas de Energia Elétrica e Eletrônica de Potência. Estas áreas cobrem 28 abrangentes linhas de pesquisa. Todos os anos, as áreas oferecem mais de 90 disciplinas de mestrado e doutorado, que tratam de temas relacionados com circuitos analógicos, instrumentação, microeletrônica, processamento de sinais analógicos e digitais, processamento de sinais de imagem, fala e áudio, protocolos e redes de computadores, telecomunicações e teoria da informação, controle e automação, eletrônica e sistemas de potência, otimização natural, reconhecimento de padrões etc.

Pesquisa

A pesquisa científica, seja ela pura ou aplicada, tem sido uma das principais características do PEE desde a sua formação. A veiculação dos resultados, inicialmente concentrada nos congressos internacionais mais importantes, passou a ser feita também por meio de revistas especializadas. Os resultados do estímulo para a publicação em periódicos podem ser verificados no bom número de artigos anualmente publicados, sempre favorecendo revistas com alto fator de impacto. Em 2009, foram publicados 52 artigos em periódicos, envolvendo 32 dos 44 docentes permanentes e 38 alunos ou ex-alunos (20 alunos da pós-graduação com matrículas ativas, 1 aluno do curso de graduação e 17 ex-alunos egressos do Programa nos últimos 4 anos). Os professores do PEE contribuíram também com 12 capítulos de livros internacionais, envolvendo 12 alunos ou ex-alunos (6 alunos da pós-graduação com matrículas ativas, 4 alunos do curso de graduação e 2 ex-alunos egressos do Programa nos últimos 4 anos) e escreveram 4 livros, sendo 2 internacionais e 2 nacionais, um deles com participação de 1 aluno do curso de graduação. Para além das publicações científicas, foram submetidas ou concedidas patentes nacionais e internacionais (4 no triênio 2007-2009), o que mostra a preocupação existente com a geração de riquezas para a indústria nacional.

Qualidade

A excelência da produção científica do PEE tem sido reconhecida de diversas formas. Dentre elas, vale ressaltar que: teses e dissertações desenvolvidas no PEE foram premiadas pela CAPES e por outros órgãos nacionais; professores e alunos do PEE têm recebido diversos prêmios e menções pelos seus artigos em revistas e congressos internacionais (por exemplo, em 2009 um artigo recebeu o prêmio de melhor artigo com participação de estudante no Congresso Europeu de Processamento de Sinais - EUSIPCO); e 4 professores do PEE têm o título de fellow do IEEE. Como consequência, o PEE tem recebido visitantes e alunos de todas as partes do mundo, e.g. Estados Unidos, Áustria e Alemanha, além de países da América Latina. Há ainda que se mencionar as parcerias formadas para elaboração conjunta de livros e orientação conjunta de teses em universidades do exterior, as colaborações científicas binacionais com Portugal, Espanha, França e Índia, e os frequentes convites para que os professores do PEE participem de bancas de teses e concursos de universidades no exterior.

Inserção na Comunidade Científica

Os professores do PEE têm participado ativamente de diversas sociedades científicas brasileiras, tais como SBA, SBrT, SBRN, SBC, SBF e SOBRAEP, contribuindo voluntariamente na organização de seus encontros e congressos, e ocupando cargos de direção, além de publicar trabalhos nas revistas e nos congressos nacionais patrocinados por essas sociedades. Os professores do PEE também participam ativamente de diversas sociedades científicas internacionais, tais como CIGRÉ, CAS (IEEE), PES (IEEE) etc.


Histórico Recente

Como resultados positivos dos esforços do passado, do triênio 2001-2003 para os triênios 2004-2006 e 2007-2009, a quantidade de trabalhos de conclusão duplicou; e do triênio 2004-2006 para o atual, elevou-se em mais de 50% o número de teses de doutorado defendidas, conforme pode ser visto na tabela I.

TABELA I - DADOS ANUAIS DE FORMAÇÃO DE PESSOAL

Ano Dissertações de M.Sc. Teses de D.Sc. Total de teses defendidas
2001 29 9 38
2002 21 12 33
2003 29 14 43
2001-2003 79 35 114
2004 42 12 54
2005 78 19 97
2006 47 13 60
2004-2006 167 44 211
2007 56 22 78
2008 46 21 67
2009 39 25 64
2007-2009 141 68 209

O PEE tem buscado reforçar a oferta de bolsas de estudo através do financiamento por empresas, centros de pesquisa e agências reguladoras.

No que diz respeito às publicações em revistas nacionais e internacionais, a evolução dos números é apresentada na tabela abaixo. Observa-se que a produção científica relevante se manteve consistentemente numerosa, conforme a tabela II.

TABELA II - DADOS ANUAIS DE PUBLICAÇÕES EM REVISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Ano Revista Nacional Revista Internacional Total
2004 5 57 62
2005 3 29 32
2006 6 37 43
2004-2006 14 123 137
2007 4 33 37
2008 4 43 47
2009 8 44 52
2007-2009 16 120 136

Essas publicações envolveram em 2009 mais de 60% dos 44 docentes permanentes do Programa.

Tendências

As áreas de concentração cobrem um amplo espectro de tópicos relevantes para a engenharia elétrica e suas aplicações. Estas áreas se desdobram coerentemente por 28 linhas de pesquisa, as quais abrigaram quase uma centena e meia de projetos em 2009. O PEE vem mantendo-se atualizado com as tendências da engenharia elétrica, introduzindo novas disciplinas, novas linhas de pesquisa conforme estas vão se consolidando como eficientes, e formando novas parcerias acadêmicas e com empresas de ponta para enfrentar os desafios científicos e tecnológicos que se colocam em nível internacional para a pesquisa em engenharia elétrica.


Integração com a Graduação

Os professores do corpo docente permanente do PEE também participam ativamente dos cursos de graduação em Engenharia Eletrônica e de Computação e em Engenharia Elétrica, ambos da Escola Politécnica da UFRJ (avaliados pelo INEP com IDD de 5 e 4, respectivamente). Desta maneira, esperam contribuir com a manutenção da qualidade, confirmada pelas excelentes notas obtidas em exames nacionais, pelos altos índices de aprovação nos concursos públicos para as principais empresas e institutos nacionais e pela alta empregabilidade dos seus graduados. Além desta importante contribuição aos cursos tradicionais da Escola Politécnica, os professores do PEE lideraram a criação de dois novos cursos de graduação interdisciplinares, atendendo às novas demandas da sociedade moderna e da indústria nacional: Engenharia de Controle e Automação, e Engenharia de Computação e Informação. Os professores do PEE participaram da elaboração da grade curricular, lecionam grande parte das disciplinas e têm participado ativamente da coordenação acadêmica e das comissões de coordenação dos mesmos. Estes novos cursos são o resultado da importante parceria entre a COPPE e a Escola Politécnica, confirmando a forte ligação existente entre graduação e pós-graduação.

Com grande potencial para cursarem a pós-graduação, muitos alunos da graduação da UFRJ iniciam seu contato com atividades de pesquisa através de bolsas de iniciação científica (IC) ou através de cursos de graduação ministrados por professores do PEE. A própria organização dos grupos de pesquisa em laboratórios propicia contínuo e salutar convívio entre os discentes de graduação e seus colegas de pós-graduação. A possibilidade de bons alunos dos últimos anos dos cursos de graduação obterem créditos de cursos da pós-graduação permite uma redução no tempo de mestrado para os alunos que tenham se destacado em atividades de pesquisa. Outra medida nesse sentido é a implementação do doutorado direto, há mais de cinco anos.

A integração com a graduação estende-se ainda para a área administrativa. Nesse sentido, ressalta-se a participação dos professores Walter Issamu Suemitsu (Decano do Centro de Tecnologia da UFRJ), Fernando Cesar Lizarralde (Coordenador da habilitação Engenharia de Controle e Automação, ECA), José Ferreira de Rezende (Coordenador da habilitação Engenharia de Computação e Informação, ECI), Liu Hsu (membro da Comissão de Coordenação do Curso de ECA), Aloysio de Castro Pinto Pedroza e José Manoel de Seixas (membros da Comissão de Coordenação do Curso de ECI), este último também membro do Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ.


Estágio de Docência

Atualmente, o estágio de docência no PEE segue a seguinte orientação:

  1. São estimulados a fazer o estágio de docência todos os mestrandos e doutorandos bolsistas do Programa.;

  2. O estágio de docência consiste na realização de atividades didáticas de apoio a disciplinas da graduação.;

  3. O aluno realiza o estágio de docência sob a supervisão do professor responsável pela disciplina de graduação na qual colabora.;

  4. Para formalizar o procedimento, a cada trimestre é oferecida pelo Programa uma disciplina de Estágio de Docência com 1,5 crédito, tendo como responsável o Coordenador Acadêmico do PEE.;

  5. Ao final do período correspondente, o aluno deve entregar um relatório de atividades aprovado por seu supervisor, a fim de obter sua aprovação.;


Infra-Estrutura

Laboratórios

O PEE está organizado em diversos laboratórios de pesquisa nas seguintes áreas: Sistemas de Potência (LASPOT), Sistemas de Controle (LABCON), Processamento de Sinais (LPS e PADS), Teleinformática e Automação (GTA), Eletrônica de Potência (ELEPOT e LEMT), Corona e Descargas Parciais (CORONA), Microeletrônica (LPC e PADS), Instrumentação e Fotônica (LIF). Os laboratórios conjugam material e equipamentos básicos e avançados de bancada, de acordo com a área de atuação, bem como grande capacidade computacional, fornecendo infraestrutura de acesso fixo e móvel à internet para os usuários, além de clusters computacionais específicos de pesquisa.

O Laboratório de Instrumentação e Fotônica está certificado desde 2004 pelo Bureau Veritas Internacional - BVQI, sendo no contexto de instituições públicas o pioneiro na conquista da certificação para o processo de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. O Laboratório de Automação, Robótica e Controle abriga um grupo de pesquisa interinstitucional com engenheiros do CENPES/Petrobrás, que vem dando apoio financeiro e cedendo, em regime de comodato, importantes equipamentos da área de Controle de Processos Industriais. Os laboratórios que atuam em projetos de microeletrônica (LPC e PADS) dispõem de equipamentos modernos para caracterização de circuitos integrados e do software CADENCE, o mais avançado e completo para projeto, simulação e verificação de regras de layout de circuitos integrados. No GTA há um GRID para experimentos de Computação Distribuída. O LPS tem acesso ao GRID LCG (LHC Computing Grid) para processamento da grande massa de dados produzidos pelo experimento LHC (Large Hadron Collider), no CERN. No LASPOT foi implementado recentemente o Sistema PMU COPPE/UFRJ, interligado ao Projeto MedFasee (Monitoração do FIN em Tempo Real), baseado na UFSC. O LPS abriga um cluster de quatro máquinas que reproduzem o ambiente computacional do CERN, para o desenvolvimento de pesquisa em física de altas energias e tecnologias associadas.

O PEE participa ainda de cinco laboratórios interdisciplinares: Computação de Alto Desempenho (NACAD), Exploração de Recursos do Mar, Energia, Supercondutividade (LASUP), e Fontes Alternativas de Energia (LAFAE). O NACAD dispõe de computadores de grande capacidade computacional: SGI Altix 350 de 16 CPUs Intel Itanium2, 32GBytes de RAM (arquitetura compartilhada-NUMAflex) e 360GBytes em disco; SGI Altix 450 de 36 CPUs Intel Itanium2, 144GBytes de RAM (arquitetura compartilhada-NUMAflex) e 3.5TBytes em disco; SGI Altix ICE 8200 de 64 CPUs Intel Xeon, 512 GBytes de RAM (distribuída) e 32 TBytes em disco (SGI InfiniteStorage NAS). Além dos laboratórios mencionados, o PEE compartilha laboratórios da Poli/UFRJ em Alta Tensão, Máquinas Elétricas, Máquinas Especiais, Sistemas de Potência, e Controle e Automação.

A manutenção da infraestrutura dos laboratórios tem se beneficiado de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com indústrias, realizados através das Fundações COPPETEC e José Bonifácio, além de editais temáticos de agências federais e estaduais. Refletindo a forte atuação do PEE em projetos com empresas e, em consequência, a transferência de conhecimento para a produção de tecnologias nacionais, foi criado recentemente o Laboratório de Eletrônica de Potência em Média Tensão (LEMT).

Funcionários

O PEE conta também com uma pesquisadora com doutorado na área de engenharia de software e 38 técnicos administrativos e industriais, dos quais 7 recebem bolsa de apoio técnico e capacitação profissional do CNPq ou da FAPERJ.


Biblioteca

O corpo docente do Programa tem envidado grande esforço para manter um acervo bibliográfico atualizado. As referências de uso geral da pós-graduação em engenharia elétrica encontram-se na Biblioteca Setorial do Bloco H e na Biblioteca do Centro de Tecnologia no Bloco B deste Centro, que passaram por reformas expressivas nas suas instalações. Livros, revistas e anais de congressos mais específicos são adquiridos com verbas dos próprios laboratórios e são mantidos nos mesmos, onde a consulta por parte dos alunos e professores é mais direta e simplificada.

A informatização do Sistema de Bibliotecas da UFRJ (SIBI), através do sistema ALEPH, proporciona acesso eletrônico ao acervo do SIBI para pesquisas bibliográficas. Outras ferramentas fundamentais de acesso à informação são o "The Web of Science" do ISI; o "eXplore", com acesso aos periódicos do IEEE e do IET (antigo IEE); e o "Science Direct", com acesso aos periódicos Elsevier e outros, todos acessíveis por intermédio do sítio www.periodicos.capes.gov.br da CAPES. Em relação ao portal de periódicos CAPES, vale ressaltar a extrema importância que esse serviço tem hoje em dia para o desenvolvimento da pesquisa científica.


Recursos de Informática

Os laboratórios do PEE estão equipados com recursos computacionais modernos, que são continuamente atualizados (ver o item Laboratórios, acima). Além dos recursos disponibilizados pelos laboratórios, as áreas comuns do PEE (secretaria, auditório, salas de estudo e salas de aula) estão integradas em rede, com acesso cabeado e sem fio (802.11g). Com isso, alunos, professores e funcionários dispõem de acesso à Internet mesmo fora dos laboratórios. Há um crescente uso de laptops por parte de alunos, técnicos, pesquisadores e professores, para o que estão disponíveis redes de conexão sem fio certificadas, tanto no âmbito dos laboratórios quanto nas salas de aula e vizinhanças e no auditório (rede WPEE).

Sistema de Videoconferência

Trata-se de um sistema Polycom VSX 7000, um sistema inteligente de vídeo-conferência com câmara de vídeo, áudio Polycom stereo surround, microfone de captação de áudio ambiente e sistema de gerenciamento de conexões com suporte a vídeo nos padrões H.264, H.323, SIP e AES (com encriptação de dados) instalado no auditório do Programa. Há ainda um projetor Hitachi CP-RX80, disposto de modo que o professor veja a imagem dos alunos como uma extensão do auditório na tela localizada no fundo da sala. O sistema permite que professores, alunos e funcionários assistam a eventos que estejam sendo transmitidos por vídeo-conferência, ou que façam reuniões com a participação de colegas remotamente.


Outras Informações

O PEE conta com quatro salas de aula de uso exclusivo da pós-graduação e um auditório confortável com recursos audiovisuais, todos climatizados, e equipados com quadro branco, retroprojetor, data-show, computadores ligados à Internet, pontos de rede e infraestrutura wireless. Há ainda salas de estudos com armários, pontos de rede e infraestrutura wireless, além dos demais recursos disponibilizados pelos laboratórios integrantes do PEE.

A secretaria do PEE conta com computadores servidores que disponibilizam um sistema de seleção online para acesso aos cursos de mestrado e doutorado. Ademais, o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) da UFRJ oferece uma série de facilidades para o gerenciamento remoto da matrícula, inscrição em disciplinas, lançamento de graus etc. O PEE disponibiliza ainda um ambiente online próprio para as candidaturas de mestrado e doutorado.


Atividades Complementares, Trabalhos e Intercâmbios

Atividades Complementares dos Docentes fora do âmbito do Programa

O PEE tem participado ativamente de esforços de pesquisa na área médica, trazendo técnicas da engenharia elétrica para uma área de grande alcance social:
  1. O prof. Amit Bhaya coordenou o desenvolvimento do ScanRX, um software de auxílio ao diagnóstico à distância, que faz parte do núcleo de Telerradiologia Pulmonar do projeto de telediagnóstico do Programa Telessaúde Brasil (www.finep.gov.br/imprensa/revista/edicao6/inovacao_em_pauta_6_telemedicina.pdf). Este produto atende postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) onde não há técnico especializado em radiologia.
  2. Os professores José Manoel de Seixas e Luiz Pereira Calôba e a pesquisadora Carmem Maidantchik participam dos esforços de pesquisa da Rede TB para o tratamento, diagnóstico e controle da tuberculose. Foi desenvolvido, em conjunto com a Faculdade de Medicina e o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, o sistema NeuralTB, que se encontra instalado em um centro municipal de saúde do Rio de Janeiro e está sendo estendido para outras unidades básicas de saúde do Estado.
  3. O prof. Carlos Eduardo Pedreira é líder do projeto de Novas Estratégias para Processamento de Dados por Citometria de Fluxo. A citometria de fluxo é a principal ferramenta na caracterização fenotípica de enfermidades infecciosas como a infecção pelo HIV, e de doenças neoplásicas (leucemias, linfomas, e tumores sólidos) no diagnóstico e também durante o tratamento. Este projeto viabilizou a instalação de um citômetro de fluxo no IPPMG-UFRJ que está sendo usado para diagnóstico e investigação de leucemias e tumores sólidos nas crianças tratadas naquele Hospital.

Trabalhos em Preparação

O PEE vem se inserindo em atividades ligadas a problemas de relevância nacional, através de projetos de interesse estratégico e de longa duração como o PRONEX e outros nas seguintes áreas: microeletrônica; sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; fontes alternativas de energia; controle de processos siderúrgicos e petroquímicos; produção, exploração e refino de petróleo; computação de alto desempenho; processamento de sinais multimídia e outros; telecomunicações; robótica submarina etc. Os fundos setoriais do Ministério da Ciência e Tecnologia vêm fomentando de forma significativa a pesquisa aplicada do PEE, com destaque para os Fundos CT-PETRO, CT-ENERJ, P&D ANEEL e P&D ANP.

Os resultados destas pesquisas têm se consolidado também na forma de livros. Em 2009 foram publicados dois livros internacionais: Static Synchronous Series Compensator (SSSC), do qual participou o prof. Edson H. Watanabe, e os anais do Wokshop on Experimental High-Energy Physics and Associated Technologies: 20 Years of Collaboration with CERN, de cuja organização participou o prof. José Manoel de Seixas. Nos últimos anos, os professores do PEE publicaram 10 livros, 7 deles internacionais.


Intercâmbios Institucionais

O PEE desenvolve intensa atividade conjunta com outros grupos de pesquisa na própria UFRJ, bem como em instituições brasileiras e internacionais (nas Américas, na Europa e na Ásia).

Na UFRJ, o PEE colabora em projetos de pesquisa com outros programas da COPPE, o Instituto de Física, a Faculdade de Medicina e o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

A exemplo do que foi realizado no período 2002-2005 com a Universidade Federal do Amazonas, o PEE estabeleceu recentemente um programa de doutorado inter-institucional (DINTER) com o CEFET de Leopoldina/MG. Um outro programa de mestrado (MINTER) está sendo implantado em conjunto com a Universidade Federal de Sergipe; tendo sido aprovado em 2009, com início previsto para 2010. Adicionalmente, o PEE mantém hoje uma estreita cooperação com as seguintes universidades brasileiras: UFF, UFJF, UFMG, UFRN, UERJ, PUC-Rio e IME. O Programa também participa, através de alguns de seus docentes, do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, com o projeto intitulado Tecnologias de Micro e Nanoeletrônica para Sistemas Integrados Inteligentes - NAMITEC, que agrega diversos pesquisadores e unidades de instituições de ensino e pesquisa de várias regiões do país (Central, Norte, Nordeste, Sudeste e Sul). Há também projetos de colaboração com o CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, do MCT), CEFET, IEN (Instituto de Engenharia Nuclear, do CNEN) e IPqM (Instituto de Pesquisas da Marinha, do Ministério da Marinha).

Em relação às universidades e centros de pesquisa estrangeiros, o Programa mantém cooperação com diversas instituições, entre elas: Helsinki University of Technology, Tampere University of Technology e University of Oulu (Finlândia); IFW (Alemanha); Universidad Nacional del Sur e Universidad de San Juan (Argentina); Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa (Portugal); University of Michigan, University of Wisconsin e Brookhaven National Laboratory (EUA); Université Pierre et Marie Curie (Paris/França) e Université de Lille I, CNRS (França); e CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear).


Pontos Fortes do Programa

Sempre atento à qualidade de seu corpo docente, anualmente avaliado pela CAD (Comissão de Avaliação Docente da COPPE), o PEE tem também absorvido recém-doutores em áreas de alta demanda social e tecnologias de ponta, acreditando na contribuição futura destes jovens. De fato, eles têm sido agraciados pelos órgãos de pesquisa em programas como o ¨Cientista Jovem do Nosso Estado¨ (FAPERJ) e o Programa de Apoio a Docente Recém-Doutor Antônio Luiz Vianna (UFRJ), e com bolsas de produtividade em pesquisa e auxílios à pesquisa em editais universais (CNPq). Os rígidos critérios de desempenho acadêmico mínimo e de entrada para professor pleno impostos pela CAD garantem o alto nível dos docentes do PEE.

Este alto nível pode ser comprovado por diversos indicadores. Do total de professores plenos do PEE, 77% (34 de um total de 44 professores) são pesquisadores do CNPq, 25 deles em nível 1, 8 em nível 1A. Dois professores são membros da Academia Brasileira de Ciências e cinco receberam a Comenda da Ordem do Mérito Científico da Presidência da República, três na classe Grã-Cruz. A excelência do corpo docente mostra-se também em indicadores internacionais: Em toda a América Latina, de um total de cerca de 30 membros na categoria mais alta (Fellow) do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), 4 pertencem ao PEE. Naturalmente, esta qualidade reflete-se também na produção intelectual, que é referência no Brasil e no exterior. A produção intelectual do PEE tem sido consistentemente elevada, com um número cada vez maior de artigos e livros publicados em coautoria com pesquisadores estrangeiros de grande expressão. Como exemplos, vale citar a publicação em 2007 do livro "Instantaneous Power Theory and Applications to Power Conditioners", de autoria dos professores H. Akagi (Tokio Institute of Technology), E. H. Watanabe (PEE) e M. Aredes (PEE). O Prof. Akagi é Fellow do IEEE e já foi premiado 18 vezes pelo IEEE e pelo IEE Japan. Outra parceria expressiva gerou a publicação em 2008 de dois artigos na revista Cytometry Part A (fator de impacto 2,978) com o Prof. Alberto Orfao e seu grupo na Universidade de Salamanca (Espanha). O prof. A. Orfao tem mais de 300 publicações ISI e fator H superior a 40. Estes são apenas dois exemplos de uma longa lista de publicações que prima pela qualidade e que tem inserido o nome do país entre os veículos internacionais mais importantes de divulgação científica. As cooperações com pesquisadores estrangeiros se verificam nas parcerias com professores de diversas universidades e centros de pesquisa no exterior, espalhados pelos 5 continentes.

Os professores do PEE têm participado ativamente do corpo editorial de diversas publicações internacionais, nas áreas de comunicações, energia, processamento de sinais, controle, potência, circuitos e sistemas, e redes de computadores. A participação em eventos internacionais relevantes também tem sido intensiva, seja na forma de organização de eventos e participação em seus comitês técnico-científicos, seja como palestrantes convidados para sessões plenárias e de abertura de congressos. Diversos professores têm sido convidados para visitar importantes centros de excelência no exterior, inclusive para participação em concursos de seleção e bancas de tese de doutorado. Na área de intercâmbios com centros de excelência no exterior, chama a atenção a longa colaboração com o CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), que recentemente produziu o documento "The ATLAS Experiment at the CERN Large Hadron Collider" (407 páginas, agosto de 2008, DOI: 10.1088/1748-0221/3/08/S08003) e permitiu a realização de uma reunião de trabalho pela primeira vez fora das dependências do CERN, no Rio de Janeiro, como parte das atividades do Workshop "Experimental High-Energy Physics and Associated Technologies Workshop: 20 Years of Collaboration with CERN", coordenado por docente do PEE. A lista inclui também intercâmbios com universidades no Japão, Alemanha, Noruega, Finlândia, França, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Paraguai. Estes intercâmbios foram formados através de parcerias institucionais oficiais ou informais, fruto do reconhecimento mútuo da qualidade das partes.

A captação de recursos estrangeiros para o desenvolvimento dos diversos projetos de pesquisa tem ocorrido tanto no âmbito de projetos de grandes empresas para apoio às universidades (como Analog Devices) quanto através de projetos de cooperação.

Além dos projetos acadêmicos de cooperação internacional, também permitem a mobilidade de professores e alunos projetos como o HELEN (High-Energy Latin American-European Network), cujo órgão financiador é a União Europeia, e o Global Health, cujo órgão financiador é o Fogarty International Center.

A participação discente na produção científica também merece destaque. Além de gerar expressiva participação nas publicações em congressos e revistas internacionais, a qualidade do trabalho desenvolvido tem sido reconhecida em premiações nacionais e internacionais. A tese de doutorado do aluno Miguel Benedito Furtado Júnior (2006) recebeu o prêmio CAPES de Tese 2007 na categoria Engenharias IV e gerou diversos artigos internacionais, sendo que um deles recebeu o prêmio Guillemin-Cauer (melhor artigo do ano) da IEEE Circuits and Systems Society. A dissertação de mestrado do aluno Fernando Antonio Almeida Coelho recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado na subcategoria Ciências Exatas do III Concurso de Teses sobre Defesa Nacional do Ministério da Defesa em 2008. Como consequência, tem havido procura cada vez maior de alunos estrangeiros pelos programa de mestrado e doutorado do PEE, consolidando sua posição de reconhecido destaque do programa no cenário nacional e projetando-o no cenário internacional. Os ex-alunos do PEE ocupam hoje posições de destaque em diversas empresas, universidades e centros de pesquisa no Brasil, em praticamente todos os estados da federação (como Petrobras, Embraer e Eletrobras), e no exterior, em países como Suécia (ABB), Finlândia (Nokia Research Center), Estados Unidos (BNL, Rockfeller Institute, National Instruments, CISCO e IBM), Chile (Universidade Valdivia), Argentina (Universidade Nacional de Rio Cuarto) e Uruguai (Universidade de la Republica del Uruguai), entre outros.

Além da extensa e singular atuação acadêmica do seu corpo docente, com captação de recursos em agências de fomento governamentais, a interação do PEE com a indústria nacional tem sido importante para o desenvolvimento da pesquisa aplicada no Brasil. Somente no ano de 2009, a captação de recursos em projetos de consultoria e parceria com a indústria foi superior a 5 milhões de reais. Tais projetos têm sido desenvolvidos para diversas empresas públicas e privadas, entre elas Petrobras, Light, Eletronorte, HP e RNP. Grandes projetos acadêmicos incluem ainda o PRONEX na área de processamento de sinais e aplicações, o CAPES-RHDTV para formação de recursos humanos em TV digital, e o programa CNPq-Institutos Nacionais na área de projeto de circuitos integrados.


Outras Informações

O número total de docentes permanentes do PEE em 2009 foi de 44 professores. Segue abaixo um resumo de algumas estatísticas adicionais sobre o PEE no ano de 2009.

Foram defendidas 39 dissertações de Mestrado (envolvendo 29 orientadores) e 25 teses de Doutorado (envolvendo 24 orientadores), com uma distribuição equilibrada das orientações pelo corpo docente permanente do PEE.

Em termos de projetos de pesquisa os números também são significativos: Mais de uma centena de projetos cobrindo 28 linhas de pesquisa coordenados por professores do PEE estavam ativos em 2009, sem contar as bolsas de produtividade de pesquisa.

Houve um aumento significativo na quantidade e na qualidade das publicações pelos docentes do PEE. Foram produzidos 52 artigos completos em periódicos. Os artigos completos publicados em anais de congressos científicos foram 89. Foram publicados 12 capítulos de livros em 2009 e 4 livros, sendo 2 em inglês e 2 em português.


Ensino à Distância

O PEE tem participado de iniciativas em ensino à distância, podendo ser citado como exemplo o Projeto TEIA (Interconexão de Laboratórios Virtuais), que fornece uma infraestrutura para execução de programas de ensino à distância, de apoio ao ensino regular de engenharia ou a cursos de extensão e de educação continuada, com integração de software e hardware. Uma versão deste ambiente didático com comando e síntese de voz está sendo desenvolvida em colaboração com a Universidade do Porto, Portugal, visando a prover acessibilidade a pessoas portadoras de necessidades especiais. A tendência é a de que as técnicas de ensino à distância sejam utilizadas de forma crescente como ferramenta didática. Nesse momento, a UFRJ tem mostrado particular empenho em estimular o uso desse tipo de recurso.


Produções mais Relevantes

Produções Bibliográficas:

Watanabe, E.H., Barbosa, P.G., Romano, V.F., Chow, J.H., "Static Synchronous Series Compensator (SSSC)", Static Synchronous Series Compensator (SSSC), Cigré, Vol. 1, No. 1, pp. 177, 2009.

Campos, M.L.R., Strang, G., "QR Decomposition: An Annotated Bibliography", QRD-RLS Adaptive Filtering, Springer, Vol. 0, No. 0, pp. 22, 2009.

Pedreira, C.E., Peres, R.T., "Generalized Risk Zone: Selecting Observations for Classification", IEEE Transactions on Pattern Analysis and Machine Intelligence, IEEE, Vol. 31, No. 7, pp. 1331-1337, 2009.

Hsu, L., Lizarralde, F.C., Costa, R.R., Cunha, J.P.V.S. da, "Peaking free variable structure control of uncertain linear systems based on a high-gain observer", Automatica (Oxford), Pergamon, Vol. 45, No. 0, pp. 1156-1164, 2009.

Duarte, O.C.M.B., Costa, L.H.M.K., Amorim, M.D. de, Campista, M.E.M., Alves, R.D.S., Cavalcanti, S.R., Abdesslem, F.B., Rubinstein, M.G., "Measuring the capacity of in-car to in-car vehicular networks", IEEE Communications Magazine, IEEE, Vol. 47, No. 11, pp. 128-136, 2009.

Produções Técnicas:

Bhaya, A., Vela, J.G., "TIPIRX (Teleintegração para Imagens em RX)", Tipo: Software, Finalidade: Telemedicina - saúde pública, Plataformas: Windows e Linux, Patente: Em processo de registro, Instituição Financiadora: FINEP, 2009.

Seixas, J.M. de, Caloba, L.P., Maidantchik, C.L.L., "Projeto Neural TB", Tipo: Web-Based, Finalidade: Telemedicina, Plataformas: Windows e Linux, Patente: Sem informação, Instituição Financiadora: DECIT - Ministério da Saúde, 2009.

Biscainho, L.W.P., Faria, R.R.A., Fagundes, R.D.R, Filho, S.N., "7º Congresso de Engenharia de Áudio", Tipo: Congresso, Finalidade: Organização, Palácio das Convenções do Anhembi, São Paulo, Brasil, 2009.

Pedreira, C.E., Orfao, A., Costa, E.S. da, "Multidimensional detection of aberrant phenotypes to be used to monitor minimal disease levels using flow cytometry measurements", Tipo: N/A, Finalidade: Análise automática de imunofenótipos aberrantes utilizando dados obtidos por citometria de fluxo multiparamétrica, Plataformas: N/A, Patente: nº US 7,507,548B2, Instituição Financiadora: Universidade de Salamanca, 2009.


Disciplinas

As disciplinas oferecidas têm por objetivo ampliar e aprofundar o conhecimento dos alunos, formando uma base sólida para a elaboração das teses. Seu corpo docente atua no ensino de graduação e pós-graduação e realiza pesquisas básicas e aplicadas com a colaboração de seus alunos, mantendo diversos convênios com empresas públicas e privadas, e com outras universidades no Brasil e no exterior.

O Calendário Acadêmico é definido pela diretoria acadêmica da COPPE no início de cada ano.


Bolsas de Estudos

Para alunos em tempo integral sem vínculo empregatício, poderão ser concedidas bolsas de estudo da CAPES ou do CNPq (Bolsas de Demanda Social).

Outra modalidade de bolsa de estudo é aquela destinada a docentes ou técnicos de universidades brasileiras, concedida através do Programa de Qualificação Institucional (PQI/CAPES) pela instituição de origem.

Estudantes estrangeiros podem solicitar bolsa de estudo PEC-PG (Programa de Estudos de Convênio - Pós Graduação) junto à representação diplomática brasileira (Embaixada ou Consulado) em seus países de origem. Os prazos de inscrição para o PEC-PG devem ser obtidos diretamente junto às representações diplomáticas brasileiras no exterior.

Para dar entrada nesse pedido, o candidato deve ter em mãos uma Carta de Aceitação do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE. Para conceder esta carta, o Programa deve receber do candidato pedido de inscrição no curso de Mestrado ou Doutorado com a antecedência necessária, e com a documentação correspondente completa, de modo que possa analisar os dados e enviar a resposta ao candidato dentro do prazo fixado pelo PEC-PG.

Excepcionalmente, candidatos estrangeiros poderão ser contemplados com bolsas de estudos de Demanda Social.


Informações Finais

Solidariedade:

A exemplo do que realizou no passado com a Universidade Federal do Amazonas, o PEE da COPPE/UFRJ estabeleceu recentemente com a Universidade Federal de Sergipe um programa de mestrado interinstitucional (MINTER), além de um de doutorado (DINTER) com o CEFET Leopoldina/MG. O PEE mantém ainda estreita colaboração com várias outras universidades brasileiras (como UFF, UFJF, UFRN, IME, CEFET-RJ, UERJ e PUC-RJ) na forma de orientações conjuntas de dissertações e teses, pesquisas conjuntas e coparticipações em projetos de pesquisa.

Nucleação:

Tendo sido um dos pioneiros dentre os programas de doutorado em engenharia elétrica no Brasil, o PEE da COPPE/UFRJ produziu doutores que hoje ocupam posições de destaque em diversas instituições brasileiras, tais como PUC-RJ, IME, UFF, UERJ, UFJF, CEPEL, CENPES, ONS, CEFETs, UFPE, UFRN, UFG, UECE, UFC, UFCG, LNCC, RNP, FUCAPI, UFAM, UF-ABC, UF Tocantins, FSMA, UFPr, FEEVALE/RS, UFES, INMETRO, CBPF etc. Pode-se notar uma boa distribuição por todo o território nacional. O Programa tem ainda ex-alunos em empresas no exterior, chefiando grupos de pesquisa e desenvolvimento (e.g., Cisco e ABB), e ex-alunos que fundaram empresas de base tecnológica ligadas à engenharia elétrica e eletrônica no Brasil.

Visibilidade:

A página web do PEE da COPPE/UFRJ (http://www.pee.ufrj.br) disponibiliza quase todos os seus dados internos, incluindo formulários e critérios relacionados ao processo de seleção, lista de docentes e áreas de atuação, as disciplinas oferecidas, publicações e teses defendidas (texto na íntegra), além de informações referentes a recursos providos por agências federais (PROEX-CAPES, CNPq e MCT), pela FAPERJ e por empresas. Há também atalhos para os currículos dos professores na Plataforma Lattes (CNPq). O PEE tem estimulado seus professores a indicar em seus currículos o fator H, a fim de permitir uma avaliação externa da penetração da produção científica do seu corpo docente.

A COPPE tem enorme visibilidade na sociedade brasileira. O PEE participa de diferentes atividades em engenharia elétrica e áreas afins, de tal modo que o PEE é chamado a contribuir em diferentes temas pela sociedade. Em temas como os apagões, o recente pico de consumo de energia elétrica, opções de transporte (trem de levitação), segurança nos seus aspectos de processamento de sinais e comunicações, e tecnologia de TV digital e telefonia móvel, a mídia (TV, rádio, jornais, Internet) local e nacional busca no corpo docente do PEE uma opinião técnica respeitável e esclarecedora. Recentemente, a Procuradoria Geral da República, através da coordenação do GT Energia e Combustíveis, incluiu o PEE numa consulta sobre as causas do blecaute.

Diferentes órgãos do governo, nas esferas municipal, estadual e federal, usam o corpo docente do PEE para avaliar projetos, programas científicos e tecnológicos e editais de grande alcance. Universidades particulares com programas de pesquisa também se apoiam no PEE para avaliar projetos e iniciativas. Internacionalmente, também há convites ao PEE para avaliar programas de pesquisa e candidaturas em diferentes editais e concursos. Adicionalmente, empresas de diferentes portes procuram o PEE visando a parcerias por meio de consultoria para projetos de pesquisa, produtos e inovação tecnológica, reconhecendo a atividade intensa do PEE em pesquisa aplicada e sua tradicional cooperação com a indústria nacional.