Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Construção da Região de Segurança Estática de Sistemas Elétricos de Potência Utilizando Direções de Transferência de Geração Ramificada

Ricardo Padilha Pareto

Março/2016

Orientadores:  Carmen Lucia Tancredo Borges
Flávio Rodrigo de Miranda Alves
Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho propõe uma abordagem alternativa para a construção da região de segurança estática de sistemas elétricos de potência a partir de uma modificação no tradicional método baseado em direções de transferência de geração radiais com origem no ponto de operação atual. A modificação consiste na criação de uma malha triangular que cobre de forma homogênea o espaço de possíveis soluções para suprimento da carga. Desta forma, o número de patamares de geração próximos ao ponto de operação inicial é menor e aumenta à medida que se afasta deste ponto, sempre tomando por base a cobertura do espaço de soluções do método tradicional. O resultado é uma malha uniforme, em que qualquer patamar é equidistante dos patamares adjacentes. A distribuição de patamares obtida torna o tamanho da malha previsível e adaptável à capacidade de processamento disponível. Essa característica apresenta vantagens se considerarmos a utilização do método em um ambiente de tempo real, no qual a janela de tempo para geração dos nomogramas é restrita. Isto significa produzir a melhor região de segurança possível considerando uma janela de tempo e recursos computacionais finitos e bem definidos.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma