Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Contribuição dos Parques Eólicos para o Desempenho Estático e Dinâmico dos Sistemas de Energia Elétrica: Uma Aplicação no Sistema Elétrico Brasileiro

Tiago Campos Rizzotto

Março/2016

Orientador:  Tatiana Mariano Lessa de Assis

Programa: Engenharia Elétrica

      O presente trabalho tem como objetivo estudar algumas características técnicas dos aerogeradores, suas implicações energéticas e como estes equipamentos podem contribuir, em regime estático e dinâmico, para o desempenho dos sistemas de energia elétrica. Ao longo deste trabalho, diferentes configurações de sistemas elétricos são apresentadas, sendo o foco principal as análises desenvolvidas para o Sistema Elétrico Brasileiro no ano 2020. Em regime estático são avaliadas situações de aumento e redução de geração eólica da região Nordeste do Brasil. Em regime dinâmico, inicia-se o estudo com a apresentação de três tipos de aerogeradores em um sistema máquina-barra infinita. Em seguida, introduzse no sistema 9 barras (WSCC) parques eólicos para ilustrar o impacto que eles podem causar no desempenho dinâmico de um sistema. Por fim, os mesmos três tipos de aerogeradores são inseridos no Sistema Elétrico Brasileiro em cenários de extremo carregamento nas interligações inter-regionais. Os resultados obtidos mostram que há regiões do Nordeste brasileiro em que a operação dos aerogeradores pode trazer ganhos significativos na melhoria do desempenho do sistema, possibilitando maiores intercâmbios entre as regiões Norte/Nordeste e Sudeste.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma