Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Problema de Rendezvous em Redes de Rádios Cognitivos

Raphael Melo Guedes

Setembro/2015

Orientador:  José Ferreira de Rezende

Programa: Engenharia Elétrica

      Os rádios cognitivos são uma solução promissora ao problema da escassez de espectro. Estes dispositivos podem acessar o espectro de forma oportunista a fim de tirar vantagem de faixas de frequências, isto é canais, não utilizados por usuários licenciados enquanto não os interfere. Este modelo de acesso oportunista exige que os rádios cognitivos alternem entre os canais, à procura de novas oportunidades e contatos com seus vizinhos para troca de informações necessárias ao gerenciamento do espectro. Este processo de busca, conhecido como rendezvous, é denominado blind rendezvous quando o rádio não utiliza uma solução centralizada.
      Várias soluções têm sido propostas para lidar com o problema de rendezvous. Um grupo das soluções recorre a um canal, chamado Canal de Controle Comum (CCC), com o objetivo de funcionar como um "local" de encontro para os rádios. Outra abordagem se vale do próprio funcionamento dos rádios cognitivos, ou seja, o salto de canais para realizar o rendezvous entre os rádios. No entanto, ambas soluções apresentam deficiências.
      Para o caso do CCC, temos o problema de gargalo do canal de controle quando um número grande de rádios acessa este único canal, além da dificuldade de definir um único canal de controle livre para todos os rádios da rede. No caso, de uso de salto de canais as soluções de rendezvous carecem de um meio para realizarem transmissões destinadas a múltiplos dispositivos, por exemplo transmissões em broadcast. Além disso, pouco se é comentado sobre o funcionamento da rede após o primeiro encontro dos rádios. Assim, este trabalho propõe soluções aos problemas citados, nos dois grupos de abordagens, e apresenta um protocolo de acesso ao meio aplicado após o primeiro encontro dos rádios.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma