Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Um Mecanismo Cooperativo para Acesso Dinâmico ao Espectro em Bandas de Radar

Carlos de Souza Lima Junior

Julho/2015

Orientadores:  José Ferreira de Rezende
Luiz Antonio Pereira da Silva
Programa: Engenharia Elétrica

      A popularização dos dispositivos móveis, dada pela ascensão de smartphones e tablets, vem se tornando uma tendência mundial e de uso indispensável, proporcionando uma grande demanda de acesso ao meio sem fio. Em contrapartida, diante deste cenário, estão os desafios relacionados ao compartilhamento do espectro de frequências que, devido às licenças de uso, mantém as mesmas reservadas para uso exclusivo. Com isso, define-se o acesso dinâmico ao espectro das faixas licenciadas, quando estas permanecem inutilizadas. É o caso das bandas de radar que, atualmente, vem sendo estudadas por agências reguladoras internacionais, dadas as características de operação periódica e bem comportada de utilização do espectro. Tendo em vista o uso oportunista em bandas de radar, esta dissertação é dividida em duas partes: a primeira, propõe um mecanismo DSA cooperativo, em que é levado em conta o nível de interferência agregada no radar. Os resultados obtidos mostram que o modelo proposto consegue mitigar o problema da interferência agregada, evitando efeitos nocivos aos serviços do primário. A segunda parte do trabalho busca implementar o mecanismo proposto dentro do contexto das redes LTE heterogêneas, definidas pela implantação de femtocélulas em ambientes indoor, que compartilham os recursos do meio físico com a macrocélula. Foi utilizado o simulador de redes ns-3 para a implementação do modelo de ambiente de radiofrequência do radar, dos mecanismos propostos na literatura e do método cooperativo. Os resultados mostram que, para o uso das bandas de radar por HeNBs, o mecanismo cooperativo consegue manter um desempenho satisfatório para os secundários, equiparado com os mecanismos da literatura, e garantindo que o sistema de radar não seja impactado por interferências nocivas geradas pelas transmissões secundárias.


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