Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Uma Avaliação da Influência da Velocidade dos Nós no Estabelecimento de Caminhos em Redes Ad Hoc Veiculares

Dayro Augusto Barahona Hernandez

Março/2015

Orientadores:  Miguel Elias Mitre Campista
Aloysio de Castro Pinto Pedroza
Programa: Engenharia Elétrica

      O aproveitamento dos contatos em redes móveis sem-fio depende do conhecimento dos padrões de mobilidade dos nós. Apesar dessa premissa parecer trivial, muitos protocolos de comunicação assumem que caminhos compostos por múltiplos saltos podem existir, ignorando a frequência com a qual isso de fato ocorre. Nessa direção, este trabalho avalia a influência da velocidade dos nós no estabelecimento de caminhos, sejam eles de um único ou de múltiplos saltos. O objetivo é avaliar o quanto da sobrecarga dos protocolos de comunicação poderia ser reduzida, caso a velocidade dos nós fosse levada em conta. Os resultados são obtidos a partir de análises sobre traços reais e sintéticos de redes veiculares e a partir de simulações de um estudo de caso. Enquanto a análise revela que os contatos se concentram a apenas um salto já a partir de velocidades relativamente baixas, as simulações mostram que procedimentos de inundação para descoberta de caminhos tendem a ser ineficientes em redes móveis com elevada mobilidade.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma