Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Análise de Viabilidade de uma Rede de Distribuição Submarina em Corrente Contínua para Aplicação em Projetos de Processamento Submarino de Petróleo

Tiago César de Almeida Soares

Março/2015

Orientadores:  Antonio Carlos Siqueira de Lima
Sebastião Ércules Melo de Oliveira
Programa: Engenharia Elétrica

      Devido ao aumento da demanda de energia e às dificuldades em acessar novas áreas de exploração de petróleo, as operadoras estão aumentando seus esforços no desenvolvimento de tecnologias para exploração nas chamadas novas fronteiras do petróleo, ou seja, reservatórios muito distantes da costa e localidades que apresentam condições severas de mar e/ou climáticas, como gelo na superfície e furacões. Além das dificuldades mencionadas, está se tornando muito atrativo economicamente o aumento do total de petróleo recuperado através da aplicação de técnicas de processamento submarino e programas de otimização de exploração. Processamento submarino também permite a antecipação da receita do projeto. A visão de várias operadoras é de eliminar totalmente as plataformas de petróleo, instalando seus equipamentos no fundo do mar, e assim, reduzir custos operacionais e problemas logísticos. Entretanto, suas pretensões poderão ser realizadas somente com o desenvolvimento de equipamentos de processamento submarino, controle e potência. Como consequência, muitas companhias estão desenvolvendo equipamentos de potência submarinos, como transformadores, variadores de frequência, disjuntores, conectores, etc. Atualmente, muitos artigos dividem a aplicabilidade de quando a corrente contínua ou alternada deve ser utilizada para transmissão de potência. Normalmente, corrente contínua é recomendada somente na transmissão de potência elevada a longas distâncias. Essa dissertação procura demonstrar a viabilidade técnica de uma rede submarina utilizando transmissão e distribuição em corrente contínua.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma