Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Estudo de Equivalentes de Redes em Ampla Faixa de Frequência

João Pedro Lopes Salvador

Dezembro/2014

Orientador:  Antonio Carlos Siqueira de Lima

Programa: Engenharia Elétrica

      Ao contrário dos estudos em regime permanente ou de estabilidade angular, a análise de transitórios eletromagnéticos deve incluir a utilização de equivalentes de rede. Contudo, uma análise qualitativa onde se busque regras gerais para definição do que considerar em sua obtenção não é trivial e, de fato, é bastante complexa.
      Tipicamente, a realização de um equivalente de rede no domínio da frequência para os estudos de transitórios eletromagnéticos e suas aplicações computacionais é baseada na aproximação racional de uma dada função de transferência. Embora existam diversas possibilidades para se obter tal aproximação, neste trabalho optouse pela utilização do algoritmo conhecido como Ajuste Vetorial. Este permite que a aproximação seja feita tanto em elementos escalares como em matrizes, provenientes de medição ou simulação da resposta em frequência de um sistema.
      A proposta desta Dissertação é avaliar o comportamento da impedância e da admitância terminal de uma rede elétrica de Extra Alta Tensão, comparando os equivalentes obtidos para uma ampla faixa de frequência em componentes de fase e em redes de sequência. Para todo o sistema de transmissão simulado, a variação de seus parâmetros com a frequência e diferentes esquemas de transposição são considerados. As respostas em frequência foram obtidas por meio de simulação no programa ATP Draw.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma