Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Simulação Dinâmica Automática da Recomposição de Sistemas de Energia Elétrica

Rodrigo Ribeiro Ferreira

Novembro/2014

Orientadores:  Tatiana Mariano Lessa de Assis
Glauco Nery Taranto
Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho apresenta um procedimento para a simulação dinâmica automática da recomposição de sistemas de energia elétrica. Com o procedimento utilizado, o estudo de recomposição é automatizado, permitindo a avaliação simultânea da estabilidade eletromecânica e do ponto de operação do sistema em cada etapa do processo.
      O método utilizado inclui a modelagem da atuação dos operadores para manter os valores de tensão e frequência em patamares seguros. Seguindo as diretrizes das instruções operativas de recomposição do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), foram selecionados dois subsistemas elétricos que envolvem a recomposição da área Rio de Janeiro, que é feita pelo tronco de 500 kV a partir da UHE Marimbondo e pelo tronco de 138 kV a partir da geração local nas UHEs Nilo Peçanha e Fontes.
      A interligação entre estes dois sistemas ("fechamento de paralelo") permite um atendimento maior de carga prioritária na área. O monitoramento dos sinais elétricos e de controle é realizado de forma que permita um controle em tempo real sobre o sistema a ser estudado atendendo as restrições e limites referentes às faixas de tensão e de frequência durante a recomposição. A automatização da ação constante dos operadores sobre os ajustes nos controles dos geradores e a entrada de equipamentos para controle de tensão como reatores e compensadores síncronos tem o intuito de buscar melhores resultados e dar mais confiabilidade aos resultados.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma