Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Critérios de Avaliação de Desempenho para Controladores Aplicados a Mancais Magnéticos

José Dalvio Ghirello Garcia

Julho/2014

Orientadores:  Richard Magdalena Stephan
Afonso Celso Del Nero Gomes
Programa: Engenharia Elétrica

      Mancais Magnéticos Ativos têm sido empregados, de maneira cada vez mais intensiva, em aplicações industriais. Por serem baseados em campos magnéticos, apresentam um comportamento inerentemente instável, sendo necessária a utilização de controladores. Várias estruturas diferentes de controle têm sido propostas e testadas, conforme trabalhos publicados por vários autores, restando a dúvida sobre qual o melhor algoritmo de controle.
      Este trabalho analisa o desempenho de controladores tomando-se dois diferentes critérios de avaliação, nomeadamente o critério de mínima variância e o critério de mínimo afastamento e análise de sensibilidade, proposto pela norma ISO 14839. Dados experimentais para controladores LQR e PID, empregados para a estabilização do motor mancal magnético existente no Laboratório de Aplicação de Supercondutores da UFRJ, são usados para avaliar seus desempenhos. Conclui-se pelo melhor desempenho do controlador LQR para este caso específico.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma