Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Modelagem e Análise do Desempenho de Reatores com Saturação Controlada em Sistemas de Potência

Marcos Vinícius Gonçalves da Silva Farinha

Setembro/2013

Orientador:  Glauco Nery Taranto

Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho tem como objetivo avaliar os aspectos relacionados ao desempenho de reatores de saturação controlada do tipo MCSR (Magnetically Controlled Shunt Reactor) no controle de tensão dos sistemas de potência, ressaltando as potencialidades desse equipamento e as desvantagens de sua utilização.
      Este trabalho também discute as diferentes modelagens adotadas para os estudos de regime permanente, de transitórios eletromagnéticos e de transitórios eletromecânicos. Além de avaliar o desempenho do MCSR de forma isolada, destacando características como o tempo de resposta e a injeção de correntes harmônicas, também é estudada a sua interação com sistemas teste e com um sistema de maior porte pertencente ao SIN – Sistema Interligado Nacional.
      Os resultados obtidos apontam os benefícios da utilização do MCSR para o controle de tensão em sistemas de potência e mostram a sua aplicabilidade em substituição aos reatores fixos convencionais e na composição de compensadores estáticos. Além disso, no caso exemplo avaliado, a utilização de MCSRs propicia um aumento na capacidade de transmissão devido a uma utilização mais racional dos recursos de potência reativa do sistema.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma