Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Estudo da Consideração da Importância Sistêmica das Funções de Transmissão no Cálculo da Parcela Variável por Indisponibilidade

Rafael Alves Cordeiro

Setembro/2013

Orientador:  Carmen Lucia Tancredo Borges

Programa: Engenharia Elétrica

      No Brasil, a regulação da qualidade do serviço de transmissão, instituída pela ANEEL através da Resolução Normativa nº 270/2007, estabelece que as concessionárias de transmissão estão sujeitas à Parcela Variável, que representa uma penalização financeira em função das indisponibilidades verificadas de seus ativos de transmissão. A Parcela Variável é calculada com base na duração das indisponibilidades dos ativos de transmissão, mas não considera um parâmetro que represente a importância sistêmica desses ativos, como a redução da margem de segurança do sistema ou o corte de carga provocado pelos desligamentos. Neste sentido, este trabalho apresenta um estudo da incorporação da Energia Não Suprida (ENS) como parâmetro de aferição da importância sistêmica dos ativos de transmissão. É elaborada uma metodologia para a apuração da qualidade do serviço de transmissão que mantém os critérios de aplicação da Parcela Variável e determina requisitos mínimos de qualidade associados à ENS, sendo prevista uma penalização com base nesse índice. O trabalho também apresenta uma pesquisa bibliográfica das normas de apuração adotadas em outros países, a saber, Colômbia, Inglaterra e Austrália.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma