Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Equivalentes de Redes Utilizando Vizinhanças Elétricas com Possíveis Aplicações em Estudos de Harmônicos e Transitórios Eletromagnéticos

Cristiano de Oliveira Costa

Junho/2013

Orientadores:  Glauco Nery Taranto
Sergio Gomes Junior
Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho apresenta uma contribuição ao cálculo de equivalentes de redes para estudos de harmônicos e transitórios eletromagnéticos. Primeiramente é apresentada uma contribuição ao cálculo de equivalentes de redes simplificados na determinação de uma rede interna, utilizando o conceito de vizinhanças elétricas, para que se tenha um sistema reduzido apropriado para os estudos acima citados. O algoritmo de determinação de vizinhanças elétricas e do cálculo do equivalente simplificado são apresentados. É sugerido um critério de automatização para a definição da rede interna.
      É apresentado também o cálculo de equivalentes modais, que representam a área externa com excelente precisão para uma faixa de frequências determinada. O cálculo dos polos e resíduos para a construção do sistema reduzido é feito utilizando o Método do Ajuste Vetorial para aproximar respostas em frequência por funções racionais.
      Os algoritmos desenvolvidos foram implementados no programa computacional HarmZs do Cepel em uma versão não comercial, utilizado para obtenção dos resultados. São apresentados os testes de validação dos cálculos dos equivalentes modais utilizando sistemas de pequeno, médio e grande porte. Também são incluídas respostas em frequência, comparando-se os resultados dos equivalentes modais e convencionais com os do sistema completo.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma