Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Procedimento para Identificação de Sistemas Dinâmicos em Ambiente Industrial

Leonardo Poubel Orenstein

Março/2013

Orientadores:  Afonso Celso Del Nero Gomes
Argimiro Resende Secchi
Programa: Engenharia Elétrica

      Neste trabalho, é introduzida uma nova metodologia para identificação de sistemas dinâmicos e são apresentados os resultados do seu uso em simulação e em um estudo de caso em um ambiente industrial. A metodologia foi proposta para tratar de lacunas encontradas nos atuais métodos, no que tange o seus usos em ambientes industriais, e combina métodos tradicionais com um enfoque baseado na teoria da identificação assintótica.
      Na proposta, o sistema que se deseja identificar é submetido a excitações na forma de degraus e Ruído Binário Generalizado (GBN). O sinal GBN é projetado de forma a buscar respeitar os limites operacionais do sistema. Para demonstrar a eficiência do método são apresentados os resultados da metodologia para a simulação de sistemas lineares e de um benchmark proposto pela Shell. Além disto são discutidos os resultados obtidos em um estudo de caso para um processo de produção de amônia em larga escala. Neste estudo, a metodologia proposta foi utilizada para identificar um conjunto de mais de 3000 modelos para um Controlador Preditivo Multivariável, que estão atualmente sendo utilizados pelo controlador.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma