Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Equivalente de Rede Generalizado para Modelagem da Resposta de Sistemas Externos às Modificações Internas de uma Rede de Distribuição

Martha Rosa Martins Carvalho

Março/2013

Orientador:  Carmen Lucia Tancredo Borges

Programa: Engenharia Elétrica

      A equivalentação de redes para análises de fluxo de potência em regime permanente consiste em criar uma representação equivalente do sistema de potência original, retendo apenas as barras da rede interna e eliminando as barras da rede externa. São criadas injeções equivalentes nas barras de fronteira entre os sistemas interno e externo, e circuitos equivalentes entre estas barras, de forma que a resposta do sistema equivalentado capture o comportamento do sistema completo. No entanto, métodos tradicionais de equivalentação de rede para simulações de fluxo de potência consideram como dado de entrada um gerador pré-especificado que responde às modificações no sistema interno. Para aplicações em que o estado da rede é determinado pela solução de um problema de otimização, pré-especificar o gerador que responde à modificações na rede interna não é um procedimento correto, pois deve-se considerar a resposta econômica do sistema de geração (aquela que otimiza a função objetivo). Nesta dissertação, propõe-se uma metodologia para a construção de equivalentes de rede generalizados, para aplicações em que o estado da rede é determinado pela solução de um problema de otimização, com a rede elétrica representada pelo modelo de fluxo de potência linearizado. A metodologia proposta, baseada em análise de sensibilidade de problemas de programação linear, permite capturar a resposta econômica dos geradores do sistema externo à modificações no sistema interno, conciliando precisão e desempenho computacional. Suas características são ilustradas com estudos de caso para aplicações de contratação do Montante de Uso do Sistema de Transmissão.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma