Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Detecção da Proximidade de Instabilidade de Tensão Utilizando Sincrofasores

Carlos Alberto Oyarce Infante

Julho/2012

Orientador:  Glauco Nery Taranto

Programa: Engenharia Elétrica

      Esta dissertação aborda o uso de sincrofasores para a monitoração e detecção em tempo real da proximidade de instabilidade de tensão de longo prazo em Sistemas de Energia Elétrica (SEE).
      É analisado de forma criteriosa um indicador de proximidade de instabilidade de tensão baseado no equivalente de Thévenin "visto" à montante da barra em análise. Os parâmetros do equivalente de Thévenin são estimados por um algoritmo de identificação recursiva baseado na medição local dos fasores de tensão e corrente.
      O trabalho apresenta de forma tutorial o desempenho do algoritmo em circuitos elétricos simplificados sob diversas situações de operação.
      A metodologia utilizada é testada em um sistema radial e em um sistema não radial de médio porte, conhecido como Nordic32. Os resultados obtidos demonstram a validade do indicador de proximidade de instabilidade de tensão, além de apresentar uma visão valiosa para a operação em tempo real, no que se refere à segurança e à confiabilidade dos SEE.
      O cálculo dos indicadores de proximidade de instabilidade de tensão é realizado de maneira simultânea para vários nós do sistema utilizando medição fasorial sincronizada, com o qual pode ser analisado mais de uma barra do sistema (barras piloto), este indicador pode ser implementado nos centros de monitoração e controle.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma