Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Restabelecimento de Sistemas de Distribuição Utilizando Fluxo de Potência Ótimo

Thiago Trezza Borges

Fevereiro/2012

Orientadores:  Sandoval Carneiro Jr
José Luiz Rezende Pereira
Programa: Engenharia Elétrica

      O presente trabalho propõe uma metodologia para solução do problema de restabelecimento de Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica (SDEE) após a ocorrência de um defeito no sistema. O objetivo do método é restaurar o suprimento de energia elétrica aos consumidores afetados por problemas na rede.
      Trata-se de um problema de programação não linear inteira mista de difícil solução pelos métodos tradicionais de cálculo. As variáveis discretas do problema são modeladas como uma função contínua, permitindo que o problema possa ser resolvido utilizando-se o Método Primal-Dual de Pontos Interiores. O método proposto utiliza a teoria de grafos para determinação das áreas isoladas e dos laços do sistema. Durante a solução do problema, as chaves são fechadas com base em um índice obtido a partir do Fluxo de Potência Ótimo (FPO). Este índice indica qual chave restabelece a maior quantidade de carga na área afetada pelo defeito. Quando o fechamento de uma chave causa a formação de um laço no sistema, a metodologia indica qual chave deve ser aberta para que se mantenha a radialidade da rede.
      A metodologia resolve o problema passo a passo, fornecendo uma sequência viável de operação, ou seja, a quantidade de carga a ser restabelecida não causa violações de corrente nos circuitos e as tensões permanecem dentro dos limites pré-estabelecidos. O método é testado em dois sistemas encontrados na literatura, incluindo um sistema real de distribuição. Os resultados são comparados com referências encontradas na literatura para validação da metodologia proposta.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma