Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Modelos de Linhas de Transmissão Usando Representação Racional da Matriz de Admitância Nodal e Decomposição Idempotente

Mirko Mashenko Yanque Tomasevich

Novembro/2011

Orientadores:  Antonio Carlos Siqueira de Lima
Carlos Manuel de Jesus C. M. Portela
Programa: Engenharia Elétrica

      No presente trabalho investigam-se as limitações do EMTP-ATP para modelar transitórios de curta duração no que se refere às simulações de linhas de transmissão, estruturas metálicas e aterramento. Investiga-se também o impacto de diferentes representações do solo incluindo a dependência na frequência dos parâmetros do solo. Para tanto, apresenta-se uma revisão da literatura técnica no que se refere a modelagem de sistemas de transmissão.
      É proposto que modelos de cálculo mais refinados de linhas de transmissão, estruturas metálicas e aterramentos possam ser representados por um modelo caixa-preta representando a admitância nodal obtida da resposta em frequência de seus terminais. Comparam-se os resultados da implementação da metodologia proposta com aqueles calculados no domínio híbrido tempo-frequência.
      Finalmente, aplica-se o método de ajuste vetorial ou "vector fitting" na Decomposição Idempotente da Função de Propagação para o cálculo de um modelo alternativo de baixa ordem para a representação de Linhas de Transmissão e Cabos Subterrâneos. Os resultados indicam uma boa concordância com aqueles obtidos utilizando a Transformada numérica de Laplace.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma