Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Projeto de Estabilizadores de Sistemas de Potência Utilizando Sinais Remotos Via Algoritimos Genéticos

Sergio León Escalante Cárdenas

Março/2011

Orientadores:  Glauco Nery Taranto
Djalma Mosqueira Falcão
Programa: Engenharia Elétrica

      Esta tese trata do problema de projeto de Estabilizadores de Sistemas de Potência (ESP), considerando a possível utilização de sinais remotos das velocidades dos rotores dos geradores. O método de projeto utilizado é o Algoritmo Genético (AG).
      É considerada uma metodologia hierárquica sub-dividida num nível local, constituído por ESP convencionais descentralizados, e um nível central constituído por um controlador centralizado. Este último recebe os sinais remotos de velocidade e envia sinais adicionais estabilizantes que somar-se-ão aos sinais estabilizantes do nível local.
      A latência de comunicação dos sinais remotos é modelada pela aproximação de Padé, porém modificado. Estes retardos de comunicação foram considerados durante o processo de solução.
      A perda de sinais remotos devido a tráfegos e/ou problemas de comunicação é analisada após o término do projeto.
      O cálculo dos parâmetros dos ESPs é realizado de maneira coordenada e simultânea para vários pontos de operação dos sistemas testes. São empregados três sistemas testes de pequeno porte e um sistema de grande porte.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma