Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Diagnosticabilidade e Diagnose On-Line de Falhas de Sistema a Eventos Discretos Modelados por Autômatos Finitos

Thiago Cerqueira de Jesus

Fevereiro/2011

Orientador:  Marcos Vicente de Brito Moreira

Programa: Engenharia Elétrica

      A diagnose de falhas é uma tarefa importante em sistemas grandes e complexos e, por isso, tem recebido considerável atenção na literatura. O primeiro passo para diagnosticar a ocorrência de uma falha em um sistema a eventos discretos é a verificação da diagnosticabilidade do sistema. Vários trabalhos na literatura abordam esse problema utilizando diagnosticadores ou verificadores para as arquiteturas centralizada e descentralizada. O segundo passo é a diagnose on-line. Ambos os passos requerem a utilização de sensores para a observação dos eventos do sistema. Visando reduzir custos com o uso de sensores, diversos trabalhos na literatura abordam o problema de seleção de sensores.
      Neste trabalho um novo algoritmo de complexidade polinomial para a verificação da diagnosticabilidade de um sistema a eventos discretos é proposto. O algoritmo tem complexidade computacional menor do que outros métodos propostos na literatura e pode ser aplicado em ambas as arquiteturas centralizada e descentralizada (codiagnosticabilidade). Baseado nesse algoritmo de verificação, um novo algoritmo para a diagnose de falhas on-line é também proposto neste trabalho. Esse algoritmo de diagnose baseia-se na observação dos eventos do sistema apenas quando for estritamente necessário, permitindo que o processo seja interrompido caso a falha seja detectada ou nenhuma falha tenha ocorrido e não possa mais ocorrer.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma