Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)
Operação Sincronizada dos Motores Lineares de Tração para um Veículo de Levitação Magnética
Andrei Ernesto Loaiza Luizar
Dezembro/2010
Orientador: |
Richard Magdalena Stephan
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Programa: |
Engenharia Elétrica |
O trem de levitação magnética (MagLev-Cobra) apresenta-se como uma solução inovadora para o transporte urbano. O veículo, constituído por vários módulos ou vagões, utiliza motores lineares de indução de primário curto para a tração e frenagem de cada módulo. Por sua vez, cada motor é acionado por um inversor eletrônico.
A força de tração do motor linear depende do entreferro, da tensão e da freqüência de alimentação do motor. Por outro lado, a força solicitada depende da massa (número de passageiros) e da posição do módulo na trajetória, bem como da aceleração ou frenagem a que está submetido. Os módulos serão interligados através de conexões de borracha, com limites de esforço mecânico para tração e compressão.
Na presente dissertação, propõe-se um controle em malha aberta para a sincronização de dois módulos unitários do MagLev-Cobra. A generalização do método para o caso de 'n' máquinas será objeto de trabalhos futuros. Foram considerados, nas simulações, diferentes valores da constante de elasticidade da borracha de interconexão e casos críticos de operação foram analisados.
Fatores tecnológicos e econômicos indicam o acoplamento rígido como a solução apropriada para a operação guiada por piloto.