Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)
Sincronização da Operação do Protótipo de Trem de Levitação Magnética MAGLEV-COBRA
Marcos Dantas Alves dos Santos
Setembro/2010
Orientador: |
Richard Magdalena Stephan
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Programa: |
Engenharia Elétrica |
A utilização do trem de levitação magnética (MagLev) para transporte de massa com acionamento por motor linear apresenta-se como uma promissora solução em alguns projetos ao redor do mundo. O Japão, com o JR-MagLev, implantado experimentalmente em Yamanashi, e a Alemanha, com a tecnologia Transrapid, com protótipo implantado experimentalmente em Emsland, são os países que mais investem nesta solução. As duas tecnologias utilizam motores lineares síncronos de primário longo. Como parte do projeto, este primário longo é dividido em trechos menores. Como conseqüência, é preciso sincronizar a passagem do trem entre os trechos. O tipo do motor linear e os tipos de sensores utilizados, dependendo de onde estão posicionados, no trilho ou no trem, afetam substancialmente a metodologia de acionamento do veículo e como ele é impulsionado sem solavancos e, principalmente, sem perda de sincronismo durante a aceleração entre os trechos do motor linear. Na presente dissertação, dentre os sensores avaliados, a opção pela chave de efeito Hall associada a um sensor linear de velocidade desenvolvido no próprio Laboratório de Aplicações de Supercondutores (LASUP) foi escolhida. A sincronização foi implementada no protótipo do trem de levitação magnética do LASUP/UFRJ que emprega um motor linear síncrono de primário longo. Testes experimentais confirmam a viabilidade do método proposto.