Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Modelagem de Linhas de Transmissão a Partir de Modos Exponenciais e Coeficientes Equivalentes

Thiago de Faria Rocha Dourado Martins

Março/2010

Orientadores:  Antonio Carlos Siqueira de Lima
Sandoval Carneiro Jr
Programa: Engenharia Elétrica

      Tradicionalmente, a modelagem de linhas de transmissão com parâmetros dependentes da freqüência no EMTP (Electromagnetic Transients Program) é baseada nos parâmetros de propagação da linha, i.e., o fator de propagação e a admitância característica. Essas grandezas são variantes com a freqüência devido ao efeito pelicular nos condutores e no solo. Na maioria dos programas de simulação, esses fenômenos são representados de forma aproximada. Um dos objetivos desse trabalho é avaliar o real impacto dessas aproximações nas respostas da linha no domínio da freqüência e no domínio do tempo. Os resultados apresentados indicam que a adoção das expressões aproximadas deve ser vista com cuidado no caso de sistemas de cabos subterrâneos.
      Atualmente, o ULM (Universal Line Model) corresponde ao estado da arte para a simulação de linhas de transmissão no domínio do tempo. Apesar de robusto, o modelo nem sempre produz um ajuste adequado do fator de propagação com um número reduzido de pólos, o que ocasiona um custo computacional muito elevado e pode levar a instabilidades numéricas. Para superar essa limitação, o presente trabalho propõe um novo modelo de linha que introduz dois conceitos importantes: modos exponenciais e coeficientes equivalentes. Os resultados obtidos confirmam a adequação e funcionalidade da nova abordagem.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma