Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Ajuste Iterativo do Controle de um Sistema de Propulsão Diesel

Fabiano de Souza

Dezembro/2009

Orientador:  Ramon Romankevicius Costa

Programa: Engenharia Elétrica

      Neste trabalho são utilizados métodos iterativos de Nelder e Mead e o Iterative Feedback Tuning para realizar a sintonia de reguladores de velocidade de rotação de motores Diesel. Em substituição ao motor real, um modelo não-linear do fabricante MTU é usado e em seguida linearizado para se projetar um controlador PID. Depois dessa etapa, as ferramentas do MATLAB/SIMULINK possibilitam a realização de simulações a fim de comparar as metodologias iterativas com os métodos analíticos e empíricos consagrados na literatura da área de sistemas de controle. Esse tema tem grande importância na área de sistemas de propulsão, pois um regulador de velocidade de um motor Diesel mal sintonizado pode causar muitos problemas tais como: desperdício de combustível, desgaste excessivo de suas peças com diminuição de sua vida útil, indisponibilidade do equipamento, entre outras. A contribuição desse trabalho está na implementação dos métodos supracitados para o ajuste dos parâmetros do controlador PID aplicados ao problema do seguimento de referência de um motor Diesel.


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