Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Utilização de Autovalores e Autovetores no Problema de Fluxo de Potência para Determinação de Áreas de Controle de Tensão

Ricardo Mota Henriques

Setembro/2009

Orientador:  Glauco Nery Taranto

Programa: Engenharia Elétrica

      O controle de potência reativa em sistemas de potência ganhou maior atenção em virtude do crescimento das ocorrências relacionadas a fenômenos de instabilidade de tensão. Esquemas que permitam controlar o perfil de tensão em uma área podem contribuir para evitar este tipo de problema.
      Identificar corretamente estas áreas de controle é fundamental para este tipo de esquema. Este trabalho propõe uma metodologia para identificar áreas de controle de tensão em sistemas de potência através dos autovalores de uma matriz de sensibilidade QV obtida a partir da matriz Jacobiana do fluxo de potência.
      Os resultados obtidos através da metodologia proposta são comparados com os gerados pelo uso de uma análise de sensibilidade de tensão, realizada através da comparação das linhas da mesma matriz de sensibilidade QV utilizada na determinação das áreas a partir dos autovalores.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma