Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Avaliação do Desempenho de Esquemas de Proteção de Máquina Síncrona Contra Perda de Excitação

Reinaldo Vivas Carrasco

Setembro/2009

Orientador:  Sebastião Ércules Melo de Oliveira

Programa: Engenharia Elétrica

      O presente visa analisar o efeito da perda de excitação em umas das maquinas sobre a mesma máquina e o resto do sistema e avalia o desempenho dos esquemas de proteção contra perda de excitação usados nos sistemas de geração e de outros encontrados na literatura com ajuda da simulação digital. Para isto, foi feita uma introdução dos esquemas de proteção contra perda de excitação em máquinas síncronas encontrados na literatura e, baseados na teoria de máquinas, é feita a modelagem dinâmica da máquina síncrona e do sistema de excitação. Por último, são apresentados os resultados de casos de simulação digital da ocorrência de três principais defeitos: perda de excitação causado por perda da fonte de tensão, perda de excitação causado pela abertura acidental do disjuntor no circuito de campo e curto-circuito trifásico próximo à estação de geração seguido de desligamnteo da linha onde ocorre o defeito. São usados dois sistemas de potência como casos de estudo com o objetivo de avaliar rapidez e seletividade dos esquemas de proteção.
      Como conclusão obteve-se que os esquemas de proteção de distância foram eficientes da detecção da perda de excitação e não foi identificado nenhum caso de operação indevida na ocorrência de defeitos trifásicos na rede.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma