Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Avaliação do Risco e dos Aspectos Econômicos Associados à Conexão de Geração Distribuída no Planejamento de Sistemas de Distribuição

Leonardo Fernandes Rocha

Março/2009

Orientador:  Carmen Lucia Tancredo Borges

Programa: Engenharia Elétrica

      O aumento de solicitações de acesso de Produtores Independentes de Energia - PIEs, em locais próximos aos centros de carga, sob a forma de geração distribuída, tem exigido das concessionárias de distribuição a busca por novos métodos, que permitam quantificar o impacto dessas unidades em seu sistema. A conexão desses geradores, que muitas vezes está associada com fontes alternativas de natureza intermitente, como a eólica, por sua vez, causa impactos positivos e negativos à rede da concessionária. Com isso, o objetivo deste trabalho é apresentar um modelo de avaliação de risco para o planejamento do acesso de PIEs, nos sistemas de distribuição, adequado às regras do setor elétrico brasileiro. O modelo procura indicar, sob o enfoque do benefício para a rede da distribuidora, as melhores alternativas de conexão dessas unidades por meio de avaliação probabilística dos custos de geração e de risco de suprimento. Adicionalmente, o modelo em questão está baseado em confiabilidade composta de sistemas de potência, utilizando Simulação Monte Carlo Não-Sequencial e Fluxo de Potência Ótimo - FPO não-linear, para a análise da adequação.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma