Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Utilização de Algoritmos Genéticos na Avaliação dos Limites de Estabilidade dos Sistemas Elétricos com Estabilização Suplementar

Roger de Carvalho Tostes

Setembro/2008

Orientador:  Sebastião Ércules Melo de Oliveira

Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho apresenta uma solução para o problema de oscilações pouco amortecidas que caracterizam o desempenho dinâmico eletromecânico de um Sistema Elétrico de Potência (SEP). Para isto, uma ferramenta computacional, desenvolvida na década de sessenta por Holland, denominada Algoritmo genético (AG), foi utilizada.
      Devido às características de um sistema de grande porte intrinsecamente multimodal, o ajuste individualizado de cada controlador pode, em alguns casos, se mostrar ineficiente e complexo. Nesta pesquisa, um conjunto de ajustes coordenados é aplicado através de Estabilizadores de Sistemas de Potência (PSS - Power System Stabilizers), a partir de restrições impostas matematicamente à solução final determinada pelos algoritmos genéticos.
      O objetivo, neste caso, foi a aplicação do AG visando tornar o sistema mais robusto frente às pequenas perturbações, através da especificação de fatores de amortecimento distribuídos uniformemente para todos os seus 6 (seis) modos eletromecânicos relativos ao sistema exemplo.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma