Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Modelagem da Carga para Estudos de Confiabilidade de Sistemas de Geração e Transmissão de Energia Elétrica

Fabíola Ferreira Clement Véliz

Junho/2008

Orientadores:  Carmen Lucia Tancredo Borges
Andrea de Mattos Rei
Programa: Engenharia Elétrica

      A maioria dos estudos de confiabilidade composta de sistemas de potência baseia-se na suposição de que a carga total do sistema mantém-se constante no seu valor de pico durante todo o período de análise. No entanto, sabe-se que na realidade, a carga de todas as barras do sistema varia continuamente ao longo do tempo. A obtenção de índices mais realistas no âmbito da confiabilidade composta depende de uma representação mais precisa da carga.
      Este trabalho apresenta diferentes formas de representar o comportamento aleatório da carga em avaliações de confiabilidade composta de sistemas de potência utilizando simulação Monte Carlo. Com a finalidade de melhorar a precisão dos índices estimados através da simulação Monte Carlo não-sequencial, principalmente os índices de freqüência e duração, foram desenvolvidos modelos Markovianos para a carga que representam todos os patamares distintos presentes na curva cronológica de carga do sistema, sem realizar qualquer agrupamento destes valores. Os resultados das simulações são comparados aos obtidos pelo programa NH2, para avaliação de confiabilidade de sistemas elétricos, e pelo método de simulação Monte Carlo sequencial. A aplicabilidade destes modelos quando curvas de carga por área do sistema são disponíveis é testada através de algumas simulações. É assumido que o sistema é coerente e os índices de freqüência e duração são calculados através do método da probabilidade condicional.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma