Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Avaliação do Impacto da Representação Explícita de Bacias Hidrográficas Através do Acoplamento Hidráulico no Planejamento da Operação Energética de Médio Prazo

Bruno Beloti de Souza

Março/2008

Orientadores:  Carmen Lucia Tancredo Borges
Djalma Mosqueira Falcão
Programa: Engenharia Elétrica

      O modelo de otimização a médio prazo empregado no planejamento da operação do Sistema Interligado Nacional - SIN realiza a alocação ótima de recursos térmicos e hídricos de maneira a minimizar o valor esperado do custo total de operação ao longo de seu horizonte de estudo, utilizando subsistemas equivalentes. Atualmente, o SIN é modelado por 4 subsistemas e 1 não representativo do ponto de interligação Norte/Nordeste com o Sudeste/Centro-Oeste. No entanto, a diversidade hidrológica existente entre as bacias hidrográficas que compõem cada subsistema torna relevante a investigação da representação das mesmas separadamente. O objetivo deste estudo é investigar o impacto de uma representação mais detalhada do sistema, especialmente quanto à diversidade hidrológica e representação dos troncos de transmissão, observando indicadores tipicamente empregados em estudos do setor. A análise destas representações e os impactos nos resultados serão de extrema importância na conceituação e classificação da modelagem vigente, além de avaliar a aplicabilidade das modelagens propostas em estudos do setor elétrico.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma