Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Avaliação da Confiabilidade Composta Sob o Enfoque do Bem Estar Utilizando Simulação Monte Carlo Não-Seqüêncial

Tiago Santana do Amaral

Março/2008

Orientadores:  Carmen Lucia Tancredo Borges
Andréa de Mattos Rei
Programa: Engenharia Elétrica

      A avaliação da confiabilidade de sistemas de potência compostos é uma importante área de estudos nos sistemas elétricos. Historicamente, têm sido utilizados critérios e métodos determinísticos e probabilísticos e a avaliação tem sido feita nos domínios da adequação e da segurança. Recentemente, foi proposta a técnica da confiabilidade preventiva, ou confiabilidade sob enfoque do bem-estar, que fornece uma nova perspectiva para os estudos de confiabilidade combinando critérios determinísticos com metodologias probabilísticas e incluindo considerações de segurança em análises de adequação. As probabilidades e frequências de estado saudável, marginal e de risco são os índices básicos de bem-estar.
      Esta dissertação estuda a confiabilidade sob enfoque do bem-estar e aplica essa abordagem na avaliação de confiabilidade composta utilizando o método da simulação Monte Carlo não-seqüencial. É assumida a hipótese de coerência do sistema e os índices de freqüência são calculados utilizando o método da probabilidade condicional. A avaliação do desempenho do sistema é feita através da solução do fluxo de potência pelo método de Newton-Raphson e da solução do fluxo de potência ótimo pelo método dos Pontos Interiores. São apresentados resultados para sistemas teste com e sem curva de carga. Nas conclusões apresentadas observa-se que tanto a metodologia escolhida como a hipótese assumida são válidas e fornecem uma alternativa para a análise do bem-estar de sistemas de grande porte.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma