Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Uma metodologia para Análise de Sistemas Elétricos a N-Condutores pelo Método de injeção de Correntes

Debora Rosana Ribeiro Penido

Março/2008

Orientadores:  Sandoval Carneiro Jr
José Luiz Rezende Pereira
Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho propõe o desenvolvimento de uma metodologia para análise de sistemas elétricos a N condutores, o Método de Injeção de Correntes a N Condutores - MICN. Desenvolve-se um método, modelos de equipamentos e controles. Discute-se várias características da metodologia proposta e análises que podem ser realizadas.
      O MICN baseia-se no Método de Injeção de Correntes em coordenadas retangulares, é definido diretamente em coordenadas de fase e utiliza o método de Newton-Raphson no processo de solução.
      O desenvolvimento do MICN teve como premissa possibilitar representar os sistemas com tantos detalhes quanto for desejável e possível, de forma que análises mais completas possam ser realizadas. Para tanto a modelagem dos componentes do sistema foi feita baseando-se em seus elementos, tornando a metodologia bastante flexível, e a inclusão de controles foi feita de forma otimizada. Portanto, a dimensão do sistema a ser solucionado pelo método é a estritamente necessária, e pode-se modelar componentes com qualquer número de condutores, com as mais diferentes configurações. Permite-se representar desequilíbrios, acoplamentos mútuos, cabos neutros, aterramentos e solo de maneira explícita, geração distribuída, dentre várias outras características.
      O MICN tem se mostrado eficiente e robusto computacionalmente, sendo um método de aplicação bem geral, podendo ser utilizado para análise de sistemas equilibrados ou desequilibrados, radiais ou reticulados, podendo simular sistemas de transmissão, subtransmissão e distribuição, inclusive de grande porte.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma