Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Correção da Saturação de Transformadores de Corrente via Redes Neurais Artificiais e seus Efeitos na Proteção de Distância

Marcio Andrey Roselli

Junho/2007

Orientador:  Sebastião Ércules Melo de Oliveira

Programa: Engenharia Elétrica

      O objetivo deste trabalho é apresentar resultados de análise realizada visando mitigar os efeitos da saturação de transformadores de corrente (TC´s), um dos fatores que podem afetar sobremaneira o desempenho de um sistema de proteção de distância aplicado a linhas de transmissão de alta e extra alta tensão. Para isto, o trabalho proposto utiliza uma metodologia de correção dos sinais distorcidos baseada em redes neurais artificiais (RNA) e que consiste na aplicação de um algoritmo a ser adicionado como uma função extra a um sistema digital de proteção de distância.
      São simulados casos de curto-circuito em um sistema de potência em que os TC´s operam com carga acima da nominal, o que pode resultar na saturação de seu núcleo, dependendo dos níveis das correntes de curto. Os efeitos da saturação sobre o desempenho do sistema de proteção podem, então, ser visualizados quando os resultados das simulações são comparados com outros resultados obtidos na condição ideal de ausência de saturação.
      A partir de simulações de MATLAB contendo a modelagem dos canais de transdução de tensão e corrente de um sistema típico de proteção de distância, foram obtidos resultados que permitiram definir a arquitetura e realizar o treinamento de uma RNA para correção dos efeitos da saturação e, conseqüentemente, da impedância vista pelo relé de distancia ao longo do período de falta. Simulações finais confirmaram o bom desempenho da aplicação das RNA´s para solução do problema em questão.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma