Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Controle adaptativo aplicado ao amortecimento de oscilações de baixa freqüência em sistemas de potência

Jorge Luis Venero Ugarte

Maio/2007

Orientadores:  Fernando Cesar Lizarralde
Glauco Nery Taranto
Programa: Engenharia Elétrica

      Neste trabalho, considera-se o projeto de controladores de amortecimento de oscilações eletromecânicas em sistemas de potência. Sabe-se que, variações nas condições de operação do sistema podem afetar o desempenho de estabilizadores de sistemas de potência convencionais. Desta forma, com o objetivo de evitar um processo de sintonia a posteriori, propõem-se duas metodologias de controle adaptativo para estabilizar o sistema máquina simples - barramento infinito representado pelo modelo de Heffron-Phillips (fase não-mínima e n* = 2): o controle adaptativo indireto por alocação de pólos, cuja lei de controle não considera cancelamentos dos zeros da planta e o controle adaptativo simples, com um compensador feedforward em paralelo com a planta de modo a satisfazer as restrições de positividade do algoritmo.
      Em seguida, considera-se a estabilização de um sistema de potência multi-máquinas, através do projeto de um controlador adaptativo multi-sinal, que permite deslocar os zeros instáveis do sistema para posições dentro da região de estabilidade.
      Resultados de simulação ilustram o melhor desempenho dos controladores de amortecimento adaptativos em relação a um estabilizador de sistemas de potência convencional, frente à variação nas condições de operação do sistema máquina simples-barramento infinito.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma