Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Métodos de Cálculo da Tensão de Restabelecimento Transitória para Análise da Superação de Disjuntores de Alta Tensão

Daniel Sinder

Março/2007

Orientador:  Sandoval Carneiro Jr

Programa: Engenharia Elétrica

      A superação de disjuntores de alta tensão é um problema que afeta os sistemas de transmissão que crescem rapidamente. Os diferentes tipos de superação para esse tipo de equipamento são analisados e resumidos. Os tipos de superação mais relevantes são: corrente de curto-circuito simétrica e assimétrica, corrente de carga e tensão de restabelecimento transitória (TRT).
      O cálculo da TRT é trabalhoso e demanda muito tempo para ser executado. O ATP (Alternative Transients Program), programa de simulação de fenômenos transitórios eletromagnéticos, tem sido largamente utilizado como ferramenta para calcular a TRT. No entanto, a complexidade dessa ferramenta aliada a um grande número de disjuntores que necessitam desse tipo de análise faz surgir a necessidade do emprego de métodos que requeiram menor esforço, mas assegurando um nível de precisão aceitável.
      Esse trabalho investiga os métodos de cálculo da TRT de disjuntores de alta tensão localizados em sistemas de transmissão densamente malhados para análise massiva de sua superação. Nesse sentido, são examinados alguns métodos de cálculo baseados nos domínios do tempo e da freqüência. Um método que utiliza as transformadas rápidas de Fourier é proposto e desenvolvido.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma