Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Motor Mancal com Controle Implementado em um DSP

Rafael Ramos Gomes

Março/2007

Orientadores:  Richard Magdalena Stephan
José Andrés Santisteban Larea
Programa: Engenharia Elétrica

      O mancal-motor é um dispositivo que engloba as finalidades de posicionamento e rotação de uma máquina, combinando as funções de mancal magnético e motor. Para que sua operação seja possível, é necessário um sistema de controle em malha fechada que monitore constantemente a posição do rotor e produza forças eletromagnéticas para restaurar sua posição.
      Dois controladores PID são utilizados para a estabilização de cada extremidade do rotor, um para cada eixo ortogonal de controle. Com base no modelo matemático deste sistema, o comportamento dinâmico foi estudado através de simulações numéricas para várias velocidades de operação.
      Devido ao efeito giroscópio, o acoplamento entre os eixos ortogonais fica mais sensível a medida que a velocidade de rotação aumenta.
      Este fato sugere a modificação dos parâmetros do regulador PID de posição em função da velocidade rotórica através de um controle adaptativo programado.
      Esta dissertação apresenta a implementação do sistema de controle de um motor-mancal em um DSP. Sugere também uma metodologia para a determinação dos parâmetros de um controle adaptativo programado. Superposto a este controle de posição radial, foi implementado um controle de velocidade.
      Uma bancada experimental, serve de plataforma para testes de laboratório.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma