Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)
Motor Mancal com Controle Implementado em um DSP
Rafael Ramos Gomes
Março/2007
Orientadores: |
Richard Magdalena Stephan
José Andrés Santisteban Larea
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Programa: |
Engenharia Elétrica |
O mancal-motor é um dispositivo que engloba as finalidades de posicionamento e rotação de uma máquina, combinando as funções de mancal magnético e motor. Para que sua operação seja possível, é necessário um sistema de controle em malha fechada que monitore constantemente a posição do rotor e produza forças eletromagnéticas para restaurar sua posição.
Dois controladores PID são utilizados para a estabilização de cada extremidade do rotor, um para cada eixo ortogonal de controle. Com base no modelo matemático deste sistema, o comportamento dinâmico foi estudado através de simulações numéricas para várias velocidades de operação.
Devido ao efeito giroscópio, o acoplamento entre os eixos ortogonais fica mais sensível a medida que a velocidade de rotação aumenta.
Este fato sugere a modificação dos parâmetros do regulador PID de posição em função da velocidade rotórica através de um controle adaptativo programado.
Esta dissertação apresenta a implementação do sistema de controle de um motor-mancal em um DSP. Sugere também uma metodologia para a determinação dos parâmetros de um controle adaptativo programado. Superposto a este controle de posição radial, foi implementado um controle de velocidade.
Uma bancada experimental, serve de plataforma para testes de laboratório.