Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Modelagem de Cabos Subterrâneos e Submarinos para Estudos de Transitórios

Paulo Eduardo Darski Rocha

Março/2007

Orientador:  Antonio Carlos Siqueira de Lima

Programa: Engenharia Elétrica

      Alguns cabos submarinos, também conhecidos como cabos umbilicais, encontram grande uso na indústria do petróleo. Uma das vantagem de tais cabos é que eles podem combinar cabos estruturais e elétricos, possuindo assim uma instalação mais compacta. Do ponto de vista elétrico estes cabos podem ser vistos como um condutor tubular dentro de um outro condutor tubular. Os parâmetros elétricos (a impedância e a admitância por unidade de comprimento) não podem ser calculados utilizando a subrotina convencional de cálculo de parâmetros encontrada em programas de transitórios eletromagnéticos (EMT), tais como EMTP-RV, ATP, EMTDC. Porém, os procedimentos utilizados nestas subrotinas podem ser expandidos na análise de cabos umbilicais.
      Esta dissertação primeiramente apresenta uma análise na formulação da impedância série para modelagem de cabos enterrados ou submarinos. Também apresenta uma revisão dos procedimentos básicos geralmente usados para avaliação da impedância e admitância de cabos, bem como as mudanças necessárias para representar um cabo umbilical. Os parâmetros são calculados em Programa no Domínio da Freqüência (FDP) para análises de transitórios e das características de propagaçãao do sistema de cabos submarinos. Os resultados no domínio do tempo são obtidos usando a Transformada Numérica de Laplace.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma