Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Desempenho Transitório de Sistemas de Potência com Informação de Margem de Estabilidade

Carlos Eduardo Vieira de Mendonça Lopes

Junho/2006

Orientador:  Sebastião Ércules Melo de Oliveira

Programa: Engenharia Elétrica

      O método corrente de avaliação da estabilidade dos sistemas elétricos de potência consiste na resolução, via integração numérica no domínio do tempo, das equações algébrico-diferenciais que descrevem seu comportamento dinâmico e cuja solução é caracterizada por descrição detalhada de seu desempenho transitório ao longo do tempo. Uma das limitações da simulação por integração numérica diz respeito à ausência de resultados diretos que tragam informação sobre o limite de estabilidade quando da ocorrência de uma determinada contingência.
      Visando contornar esta limitação, esta dissertação propõe uma pesquisa por uma margem que informe o grau de estabilidade do sistema elétrico frente à perturbação referida. A investigação é baseada nos métodos diretos de avaliação da estabilidade, dado que, em geral, eles fornecem uma margem ou limite de estabilidade, porém sem a possibilidade de consideração de modelos detalhados para a maioria dos componentes que influenciam no comportamento dinâmico do sistema elétrico.
      A partir do exame dos métodos diretos, o presente trabalho resultou na proposição de uma metodologia fundamentada no conceito de equivalência entre um sistema multimáquinas e um sistema máquina-barra infinita. A aplicação da metodologia a um pequeno sistema de potência e a uma configuração do sistema interligado Norte-Nordeste resultou na indicação da margem de estabilidade, a partir da análise das curvas Potência-Ângulo obtidas para as contingências simuladas.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma