Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Análise de Métodos Convencionais na Avaliação do Desempenho de Cabos OPGW em Linhas de Transmissão

Roberto Luiz Farizele Pinto

Março/2006

Orientador:  Antonio Carlos Siqueira de Lima

Programa: Engenharia Elétrica

      Descargas Atmosféricas representam umas das principais causas de falhas em linhas de transmissão ocasionando o seu desligamento. Nesse âmbito, o estudo da utilização de cabos pára-raios OPGW em linhas de transmissão é essencial para manter os índices de confiabilidade aceitáveis.
      O seccionamento dos cabos OPGW é evitado, sendo normalmente aterrado nas torres de sustentação da linha de transmissão, resultando em circulação de correntes que podem resultar em altos valores de perda por efeito Joule.
      Neste trabalho é apresentado o estudo do Modelo Eletrogeométrico bidimensional ao longo do vão de linhas de transmissão que utilizam cabos OPGW. Uma modelagem simplificada para o cálculo das temperaturas dos condutores é utilizada para a correção da matriz impedância das linhas de transmissão.
      São determinados o número de desligamentos e a perda Joule para possíveis posicionamentos dos cabos pára-raios na fixação à estrutura de configurações típicas de linhas de transmissão. Com este estudo, pode-se otimizar o posicionamento dos cabos pára-raios nas torres considerando a taxa de desligamento decorrente de descargas atmosféricas e a perda por efeito Joule, quando utilizado o OPGW.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma