Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Estimação de Estado via Método de Pontos Interiores com Ajuste das Restrições de Desigualdade

Carlos Alberto Nunes dos Santos Filho

Fevereiro/2006

Orientador:  Alexandre Pinto Alves da Silva

Programa: Engenharia Elétrica

      Esta dissertação tem como objetivo incorporar restrições de desigualdade de tap de transformadores à estimação de estado de sistemas elétricos de potência. Dentro de um ambiente de Supervisão e Controle em tempo real, a estimação de estado constitui o núcleo das funções de análise de segurança, pois fornece os estados do sistema às demais ferramentas de análise de redes.
      Dois desenvolvimentos são apresentados neste trabalho com o objetivo de robustecer o processo de estimação. No primeiro, a adição das restrições de desigualdade é feita pelo método de pontos interiores baseado em barreiras logarítmicas. No segundo, é apresentada uma metodologia para tratamento de erros paramétricos através da técnica de análise de sensibilidade residual. A proposta é ajustar os limites das desigualdades a cada iteração do processo de estimação conferindo consistência ao parâmetro estimado.
      Os resultados obtidos para redes elétricas equivalentes do sistema elétrico brasileiro mostram a eficácia das metodologias propostas.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma