Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Análise da Resposta de Linhas de Transmissão em Coordenadas de Fase Usando Funções Racionais

Thiago de Faria Rocha Dourado Martins

Maio/2005

Orientadores:  Sandoval Carneiro Jr
Antonio Carlos Siqueira de Lima
Programa: Engenharia Elétrica

      Tradicionalmente, a modelagem de linhas de transmissão em simuladores do tipo EMTP (Electromagnetic Transients Program) é baseada na teoria de ondas viajantes, onde a linha é representada por duas funções matriciais: a admitância característica e o fator de propagação. Os modelos de linha mais recentes vem sendo implementados diretamente no domínio de fases, o que evita imprecisões ob­servadas em algumas aplicações da análise modal. A maioria dos programas de cálculo de transit6rios eletromagnéticos usa expressões aproximadas na avaliação da impedância série de linhas de transmissão, introduzindo erros no espectro da admitância característica e do fator de propagação. Neste trabalho, analisa-se a infiuência de algumas destas aproximações na síntese destes parâmetros no domínio de fases, bem como em seu comportamento no domínio do tempo. as resultados indicam que o impacto no domínio do tempo das aproximações é muito pequeno em todos os casos considerados.
      Uma característica dos modelos de linha de transmissao, baseados em ondas viajantes, é o alto custo computacional associado ao tratamento de convoluções no domínio do tempo, sendo ainda maior para coordenadas de fase. Dependendo da finalidade da simulação, isto pode-se tornar um problema. Este trabalho investiga algumas modelagens alternativas para simulações envolvendo linhas de transmissão. São analisadas formulações analíticas para a linha e para o sistema. Verifica-se que a aplicação do modelo alternativo da linha é interessante em estudos envolvendo até algumas centenas de kHz, e que o sucesso da representação direta do sistema depende de sua configuração, sendo recomendada apenas para redes mais simples.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma