Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)
Controle por Tensão de Velocidade em Mancais Motores Magnéticos
Raimundo Nascimento Junior
Abril/2005
Orientador: |
Afonso Celso Del Nero Gomes
|
Programa: |
Engenharia Elétrica |
A capacidade posicionadora dos mancais motores presentes no protótipo em estudo na COPPE/UFRJ foi conseguida pela modificação dos enrolamentos de um motor de indução convencional.
Os trabalhos realizados até o momento enfatizam o controle da posição radial do rotor feito por estes mancais motores. A necessidade de uma análise mais detalhada para o controle de velocidade visando posteriormente a aplicação simultânea com o controle de posição motivaram a realização desta tese.
Este trabalho tem como objetivo principal a elaboração de um modelo matemático para o controle de velocidade de um motor de indução modificado para funcionar como mancal-motor. O Presente trabalho segue uma linha de pesquisa já em estudos na COPPE. É visto com maior destaque o controle de velocidade onde um modelo matemático é proposto considerando como ponto importante o acoplamento eletromecânico da máquina.