Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Controle por Tensão de Velocidade em Mancais Motores Magnéticos

Raimundo Nascimento Junior

Abril/2005

Orientador:  Afonso Celso Del Nero Gomes

Programa: Engenharia Elétrica

      A capacidade posicionadora dos mancais motores presentes no protótipo em estudo na COPPE/UFRJ foi conseguida pela modificação dos enrolamentos de um motor de indução convencional.
      Os trabalhos realizados até o momento enfatizam o controle da posição radial do rotor feito por estes mancais motores. A necessidade de uma análise mais detalhada para o controle de velocidade visando posteriormente a aplicação simultânea com o controle de posição motivaram a realização desta tese.
      Este trabalho tem como objetivo principal a elaboração de um modelo matemático para o controle de velocidade de um motor de indução modificado para funcionar como mancal-motor. O Presente trabalho segue uma linha de pesquisa já em estudos na COPPE. É visto com maior destaque o controle de velocidade onde um modelo matemático é proposto considerando como ponto importante o acoplamento eletromecânico da máquina.


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