Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Mecanismo de Controle de Prioridade para Melhoria de Desempenho de Redes Infra-Estruturadas IEEE 802.11

Celso Barbosa Carvalho

Abril/2005

Orientador:  José Ferreira de Rezende

Programa: Engenharia Elétrica

      O Padrão IEEE 802.11 de redes locais sem fio é uma das tecnologias mais promissoras de acesso à redes fixas, como a Internet e seus serviços, e inicialmente suportava taxas de 1Mbps e 2Mbps. Extensões do padrão original, tais como o IEEE 802.11b/e, foram criadas para garantir maiores taxas de transmissão e suporte a Qualidade de Serviço(QoS), que são requisitos importantes.Em uma rede IEEE 802.11b, uma estação móvel (STA) ao se afastar do AP ou enfrentar condições adversas do meio, muda sua modulação e consequentemente reduz sua taxa de transmissão de 11Mbps para 5.5Mbps, 2Mbps ou 1Mbps. Neste cenário, foi observado que uma STA ao transmitir com uma taxa de bits menor, ocupa o canal por um longo período, degradando a performance de vazão das outras STAs e ferindo os requisitos citados anteriormente. O presente trabalho constata esta "anomalia" e utiliza o suporte a QoS da extensão 802.11e para determinar diferentes probabilidades de acesso ao meio para as STAs, de acordo com suas taxas. É, portanto, desenvolvido um mecanismo de controle de prioridade que emite parâmetros de priorização para as STAs com a intenção de minimizar o problema de partilha de banda. O mecanismo é avaliado por meio de simulações e validado através de um índice de justiça, baseado na literatura científica pertinente, e que foi adaptado para a situação onde há a presença de STAs transmitindo com taxas distintas.


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