Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Equivalentes Dinâmicos de Redes Elétricas de Grande Porte Utilizando Análise Modal

Franklin Clement Veliz

Abril/2005

Orientador:  Sandoval Carneiro Jr

Programa: Engenharia Elétrica

      Na literatura uma série de métodos é proposta para a determinação de equivalentes dinâmicos. A maioria deles se baseia na obtenção do equivalente a partir de uma curva de resposta em freqüência do sistema analisado.
      Na tese é proposto um novo método baseado na formação do equivalente utilizando os pólos e resíduos originais do sistema, obtidos pela modelagem matriz Y(s) que além de modelar convenientemente os elementos de sistemas, pode considerar a variação dos mesmos com a freqüência, como é o caso das linhas de transmissão. Desta maneira uma revisão dos conceitos básicos necessários para a obtenção destes equivalentes é cuidadosamente descrita.
      O método proposto pode ser aplicado em sistemas com acoplamento mono-barra ou multi-barras e pode ser aplicado em estudos de desempenho harmônico ou de transitórios eletromagnéticos.
      A validação do método proposto é comprovada através da análise de sistemas exemplos, cujos resultados mostram alta precisão e bom desempenho computacional.
      Na tese mostrou-se também um critério para escolha dos pólos mais importantes a serem considerados no equivalente dinâmico, permitindo uma redução considerável na ordem do equivalente sem perda significativa de precisão, melhorando seu desempenho computacional.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma