Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Métodos para Aumento da Margem da Estabilidade de Tensão Via Redespacho Ótimo da Geração Ativa

Augusto César Cavalcante de Oliveira

Março/2005

Orientadores:  Djalma Mosqueira Falcão
Glauco Nery Taranto
Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho descreve o uso do método de simulação rápida no tempo em conjunto com o fluxo de potência ótimo visando melhorar a margem da estabilidade da tensão do sistema de potência para uma configuração de rede dada e para determinadas condições de operação.
      A aplicação do método de simulação rápida no tempo é empregada como uma ferramenta de análise da estabilidade de tensão, que tem como objetivos selecionar as contingências críticas e determinar o carregamento máximo admitido pelo sistema em termos da estabilidade de tensão.
      O problema de fluxo de potência ótimo consiste em minimizar o somatório do desvio da potência ativa gerada em relação a geração ativa do caso base.
      Na formulação do problema de fluxo de potência ótimo consta os fatores de participação dos geradores, os quais classificam os geradores lhes atribuindo uma penalidade na função objetivo, a fim de que seja feito o redespacho dos geradores de forma otimizada.
      É feita uma análise comparativa de alguns índices de fatores de participação tentando identificar o índice que apresente os melhores resultados. Exceto pelo índice de fator unitário os demais índices são obtidos da análise dos autovalores e os correspondentes autovetores, direito e esquerdo, da matriz Jacobiana de um fluxo de carga e da matriz de estado do sistema.
      A metodologia proposta é testada para diversos sistemas exemplos, incluindo a análise de um sistema de grande porte.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma