Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Desenvolvimento de um Sistema Computacional Orientado a Objetos para Sistemas Elétricos de Potência: Aplicação a Simulação Rápida e Análise de Estabilidade de Tensão

Alessandro Manzoni

Março/2005

Orientadores:  Djalma Mosqueira Falcão
Glauco Nery Taranto
Programa: Engenharia Elétrica

      Este trabalho tem por objetivo aplicar a Modelagem Orientada a Objetos para o desenvolvimento de uma base computacional capaz de integrar e dar suporte à construção de um amplo conjunto de ferramentas para simulação e análise de sistemas elétricos. O modelo proposto mostrou-se adequado para acomodar aplicativos tais como fluxo de potência, análise modal e simulação dinâmica completa. Aliado a isso, obteve-se um grau de generalização para os modelos e aplicativos que permitem que um novo equipamento (ou um novo modelo para este equipamento) seja adicionado ao sistema e assimilado automaticamente por todo o elenco de aplicativos. Em uma segunda etapa do trabalho, foi proposta uma modificação na metodologia de simulação rápida de médio e longo prazo que possibilitou a esta ferramenta um estudo mais amplo dos fenômenos que ocorrem em cenários de instabilidade de tensão. A retenção da dinâmica dos modelos na formulação do método possibilitou que técnicas de análise modal fossem utilizadas durante a simulação da trajetória do sistema. Adicionalmente uma metodologia de simulação combinada, que reune o simulador rápido modificado e um simulador da dinâmica completa, permitiu ampliar ainda mais a faixa de fenômenos que o simulador rápido pode estudar.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma