Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Ciências (D.Sc.)

Detecção de Ondas Trafegantes em Linhas de Transmissão E.A.T. com Divisores Capacitivos de Potencial

Francisco Manoel Salgado Carvalho

Abril/2004

Orientador:  Sandoval Carneiro Jr

Programa: Engenharia Elétrica

      Os métodos de localização de faltas em linhas de transmissão E.A.T. cujos algoritmos são baseados em ondas trafegantes trabalham em função dos componentes de alta frequência contidos nos sinais transitórios de tensão ou de corrente, do sistema primário, advindos das próprias faltas. Entretanto, os sinais processados nestes algoritmos devem ser obtidos no lado secundário dos transformadores de instrumentos (DCPs, TPIs, TCs).
      Este trabalho mostra que a aplicação dos métodos de localização de faltas que se baseiam nas ondas trafegantes existentes nos sinais de tensão do lado primário dos sistemas E.A.T., mas que funcionam com as tensões secundárias, normalmente obtidas com os divisores capacitivos de potencial, encontra limitações de ordem prática. Estas limitações são impeditivas para a concretização de sua implementação, até a presente data.
      Em contrapartida, este trabalho demonstra que é possível obter-se, na prática, de uma "forma não convencional", as informações disponíveis nos sinais de tensão necessárias para o correto funcionamento de um método de localização de faltas baseado em ondas trafegantes, isto é, através da saída de alta frequência disponível nos DCPs. Entenda-se como obtidas de "forma convencional", as tensões secundárias normalmente fornecidas aos relés e medidores que funcionam com os componentes de frequência fundamental.
      A obtenção das tensões secundárias da "forma não convencional", proposta neste trabalho, pode oferecer um benefício adicional, não encontrado em outros métodos de localização de faltas, a saber: a localização das descargas atmosféricas que atingem as linhas de transmissão E.A.T. e que não provocam o seu desligamento. O conhecimento desta informação, no decorrer de um determinado período de tempo, pode ajudar na otimização da manutenção das linhas de transmissão e do seu projeto original.


Ver Abstract
Divulgação do Texto Completo NÃO AUTORIZADA pelo Autor!
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma