Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Rejeição de Distúrbios em Sistemas Lineares por Realimentação Estática de Saída

Simone Ribeiro Matos

Março/2004

Orientador:  Afonso Celso Del Nero Gomes

Programa: Engenharia Elétrica

      O problema de rejeição de distúrbios (DDP) vem sendo exaustivamente investigado durante as últimas quatro décadas. A solução teórica deste problema é um excelente exemplo ilustrativo da aplicação de alguns conceitos fundamentais do chamado enfoque geométrico para sistemas de controle lineares, tais como os subespaços (A,B)-invariantes. As condições de existência de soluções para este problema foram primeiramente estabelecidas em termos da existência de um subespaço invariante e, mais tarde, foram dadas em função de matrizes de transferência.
      O problema consiste em encontrar um compensador estático tal que a função de transferência do sistema em malha fechada que relaciona a entrada de distúrbio com a saída controlada seja nula para todas as frequências. Em muitas situações práticas, a realimentação completa de estados não é possível, o que induz à formulação do Problema de Rejeição de Distúrbios por Realimentação de Saída (DDPM) ou ao Problema de Rejeição de Distúrbios por Realimentação Estática de Saída (DDPKM).
      Em particular, pouca atenção foi dada até o momento para o DDPKM. Suas condições de solubilidade já foram estabelecidas no enfoque geométrico em termos da existência de um subespaço que possui algumas propriedades especiais. Entretanto, a existência deste subespaço, no caso geral, é muito difícil de ser verificada e, na literatura, não existe nenhum método numérico para calcular este subespaço.
      O objetivo deste trabalho é investigar as condições necessárias e suficientes de soluções para o DDPKM baseadas em matrizes de transferência.


Ver Abstract
Texto Completo
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma