Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Análise de Desempenho do Controle Automático de Geração e do Controle Secundário de Tensão

Leonardo Pinto de Almeida

Março/2004

Orientador:  Glauco Nery Taranto

Programa: Engenharia Elétrica

      Esta tese aborda principalmente o problema do Controle carga-Frequência em Sistemas Elétricos de Potência, voltando o seu enfoque para o controle da malha de regulação secundária, mais comumente denominado Controle Automático de Geração (CAG). O objetivo primordial deste tipo de controle é de restabelecer a frequência ao seu valor de referência. No sistema elétrico brasileiro a frequência de referência é fixada em 60 HZ. É feita uma revisão dos conceitos básicos dos controles responsáveis pela regulação primária e secundária.
      Esta tese também trata de assuntos relacionados ao problema de estabilidade de tensão, enfocando principalmente o Controle Secundário de Tensão (CST), controle este responsável pela regulação da tensão ao nível da transmissão.
      Os controles, tanto o CAG como o CST, são implementados em um programa comercial de análise de transitórios eletromecânicos. As simulações são realizadas utilizando-se dois sistemas, a saber: um sistema teste de pequeno porte e outro real de grande porte. Estas simulações visam à fixação dos conceitos e a avaliação do comportamento dos controles secundários de frequência e tensão.


Ver Abstract
Divulgação do Texto Completo NÃO AUTORIZADA pelo Autor!
Imprimir Resumo
Dados da tese na base Sigma